Caso gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS PAULISTA




Clayton Anderson Bernardino Gomes









Faturamento Eletrônico no Mercado Operacional da Saúde










São Paulo
2008

ANALISE SWOT DA GOL PARA O FINAL DE 2003

[pic]

COMENTÁRIOS

Com a analise Swot foi destacado os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades.
Em pontos fortes, a Gol destaca seus profissionaisqualificados, que é resultado de uma gestão que valoriza os processos administrativos e por poder contar com profissionais que vem desde sua antiga atuação que é transporte rodoviário.
A governança, através de profissionais experientes que carregam grande conhecimento do setor. A Gol implantou grandes estratégias para adentrar ao mercado de transporte aéreo, que dentre elas foi política de preçosbaixos, adquirindo a fidelidade de muitos clientes.
A Gol conta com frotas modernas de aeronaves, o que muito importante para a visibilidade e condições da empresa.

Os pontos fracos da Gol podemos descrever sua sensível cotação ao Dola, o grande motivo é a sensibilidade do dólar também do combustível e matéria prima, como aeronaves.
Um fator que preocupa Gol são alguns fornecedores comoempresas fornecedoras de combustível como a Shell que por não ser clientes importantes empresas de transportes aéreos tem maior poder de barganha.

As oportunidades da Gol, pode-se afirmar que a conquista de clientes de transportes rodoviários, isso por conta dos preços baixos e por já vir deste segmento, o que proporciona experiência para conquista-los.
Vôos internacionais, um mercado pronto para serexplorado mais adiante, quando adquirirem maior experiência no mercado.
No case fala também da saída das empresas Vasp e Transbrasil, isso com certeza proporcionaria possibilidade de atrair os antigos clientes das companhias.
Criatividade também é oportunidade para a Gol, isto como no case deixa claro, é fruto de uma gestão empresarial voltada aos processos administrativos.

As Ameaças daGol, naquela época, pode se destacar a possível Fusão da TAM com a Varig, tornando assim uma potência no segmento, e tornando obrigatória um maior relacionamento da Gol com empresas de Charter, o que não era seu objetivo.
Alta do Dólar, sempre como uma ameaça, como já citado os motivos. Paralisação de fornecimento de combustível era um risco, devido a falta de importância das empresas de transporteaéreo. Estas empresas sempre visaram mais o abastecimento de automóveis.

Diante de um cenário complicado no segmento de transporte aéreo nacional é importante que a Gol atente-se para suas maiores dificuldades perante o mercado, a fim de estabelecer maior estabilidade.
Apostar em investidores é uma grande solução para este momento difícil, permite reforçar caixa, realizar novas implantaçõesgerais, e em especial nos processos formais de administração.
A Gol também pode criar prioridades em determinado segmento de viagens, que lhe proporcione maior possibilidade de sobrevivência diante a crise. Um grande exemplo é procurar melhorar a pontualidade dos vôos diante passageiros que viajam a negócios, ou até mesmo se garantir com custos baixos proporcionados das viagens a turismo.
Diantede um ambiente doméstico que não apresenta vantagens econômicas, a Gol pode se beneficiar também de parcerias que possam vir contribuir para possíveis financiamentos para até mesmo preparar a companhia para abertura de capital.

QUAL É A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DOMESTICO IDEAL PARA A GOL, UMA VEZ QUE APENAS UMA PARCELA DO MERCADO NO MOMENTO É SEU PUBLICO ALVO?

Considerando os dadosapresentados no case, a Gol em 2003 atingiu uma margem de 20% do mercado domestico (pagina 16), e também considerando a informação que o volume de passageiros viajando a turismo estaria entre 20 e 30% do total interno (pagina 7). Em cima destes números, é possível afirmar que a Gol está chegando ao seu limite de passageiros viajando a turismo.
Seria ideal para a Gol conquistar novos passageiros turistas...
tracking img