Caso cbc - companhia brasileira de confecções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Planejamento “é a definição de um futuro almejado e dos meios e das alternativas mais eficazes de alcançá-lo”. Por isso planejar se refere à busca e ao alcance de um futuro, envolvendo meios eficientes e eficazes para este fim.

A CBC uma empresa criada em 1974, com limitados recursos os empreendedores Cláudio e Marcel montaram uma pequena oficina de confecções, inserida nomercado no segmento de comércio de artigos de vestuário, de moda de qualidade, que tinham a missão de levar aos lojistas e consumidores produtos da mais alta qualidade com excelente receptividade. Com um mercado fiel de consumidores tinham o objetivo de baixar custos e aumentar a produção, e em pouco tempo transformou-se numa das maiores indústrias de confecções do país.

Com tino para osnegócios administrativos Claudio liderava de forma eficiente e Marcel voltado para área técnica e operacional inovava a cada dia com suas adaptações. Com o crescimento a empresa gerou empregos e ofereceu cargos de direção aos empregados mais antigos e fiéis, a situação econômica era sólida e a relação entre os sócios e diretores era bastante amigável.

Mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras esem planejamento estratégico a CBC conseguia avançar no mercado de confecções. Na verdade eram verificados num período aproximado de 1 ano as metas e objetivos estabelecidos em várias áreas, mesmo que essas metas e esses objetivos tenham sido planejados como que por “acaso”, pois a CBC trabalhava somente visando o presente. Criada para ser a “família CBC”, a empresa se desestruturou uma vez quetodas as decisões eram feitas por uma única pessoa. Cláudio era eficiente, mas não incentivava seus sócios nas análises e tomadas de decisões. Em 1980 Cláudio adoeceu, e como não havia ninguém que soubesse fazer o seu trabalho, os membros da Diretoria decidiram mesmo sabendo que Marcel não tinha conhecimento dos negócios administrativos a nomeá-lo Diretor-Presidente. Mais tarde com a situaçãocaótica que a empresa se encontrava, perdendo lugar pra concorrência e deixando seus clientes insatisfeitos, foram obrigados a contratar um consultor externo.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Função administrativa essencial de toda empresa é ela quem dá a direção não somente para as ações do futuro, mas também para as do presente. É necessário então ter muito bem definidos dois pontosfundamentais: a missão da empresa e sua visão no futuro.

Embora a CBC tivesse o objetivo de aumentar a produção e reduzir custos, não havia planejamento a longo prazo, a empresa vivenciava o presente. Por ser uma empresa voltada para a moda os objetivos e metas eram observados a cada estação, era quando atualizavam seus modelos e renovavam seus estoques.

Nos dias de hoje, existem três tipos deorganizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma organização moderna que pretende manter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para inovadores. Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de umaestratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços.

A organização que escolher a abordagem do “Eu não me importo para onde” pode-se ver à mercê de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la; idéias novas podem substituir seu produto; novos métodos de marketing podem fazer com que seus sistemasde distribuição fiquem obsoletos. A organização pode nunca atingir seus objetivos. A formulação das estratégias empresariais é complexa, uma vez que a própria estratégia está mergulhada em uma multiplicidade de fatores e de componentes internos e externos.

Muitos desses fatores estão situados completamente fora do controle e da previsão da empresa. Diante deste cenário, o planejamento...
tracking img