Case havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“As legítimas” estão em páginas duplas nas revistas, em preciosos segundos na televisão e expostas em outdoors pelas ruas do Brasil atual. Os chinelos Havaianas estão ainda nos pés de inúmeros brasileiros: elas conquistaram há tempos os humildes e ásperos pés de pedreiros, empregadas domésticas, “pé-rapados” e afins e alcançaram as “finas” e bem-cuidadas patas de cerâmica de manequins dasboutiques, para agradar os mais exigentes pés do Brasil e do mundo.
A trajetória das Havaianas se inicia em 1908, como simples alpargatas. Passa para o status de sandálias top em algumas décadas e culmina em coleções assinadas por renomados estilistas e cartunistas. Há peças confeccionadas com cristais e diamantes, para a clientela mais afortunada e conta, também, com modelos coloridíssimos que inovama cada temporada.
Antes, é preciso considerar que data de antes de Cristo o primeiro sapato da história criado tão-só para afastar os pés do solo repleto de micróbios. Nesse início do uso de sapatos – na verdade, de seus primos pré-históricos –, há uma “disciplina” do andar, um habitus de natureza social designado pelo filósofo Marcel Mauss como uma das “técnicas corporais”. A frase célebre deMauss, “o corpo é o primeiro e mais natural instrumento do homem”, evidencie o modo como os homens, sociedade por sociedade, história por história, sabem e se servem de seus corpos. Logo, comportamentos como o caminhar são específicos em cada época e em cada sociedade.

Apesar de serem primeiramente úteis, a partir do momento em que se vestem os sapatos por uma razão estética ou de statussymbol, por motivações psicológicas ou sociais, eles passam a ser considerados uma “moda”. Para diferenciar-se dos outros, o homem “personaliza” seu corpo através de um elemento que acrescente a ele, isto é, a moda se situa – ou se inicia – no ponto em que finda essa utilização “funcionalística” natural do corpo.
A moda, enquanto fenômeno sócio-cultural e econômico, muda como uma transformaçãosintomática da história, podendo servir de indicador das bases de valoração estética e critica de um determinado período histórico, evidenciando o “gosto da época” ou o “ar do tempo”. De acordo com Roland Barthes, no texto de moda, o mundo é sempre submetido ao fator tempo, especialmente o festivo, como férias, fim-de-semana e a primavera. No Brasil, tais ocasiões remetem ao “estar à vontade”. E é o quese confirma nas campanhas publicitárias com uma atmosfera de informalidade presente nos sapatos abertos nas praias, piscinas, passeios e nas cidades nos dias mais quentes. Inspirados na idéia de um Brasil festivo e casual, tais discursos midiáticos fazem uma referência cultural ao “ar do tempo” e do clima do País.

História: Passo a passo
O escocês Robert Fraser pisou no Brasil pela primeiravez em abril de 1907. No País, ele se fez sócio de um grupo inglês para construir a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, na capital paulista. Em 1908, a fábrica começou sua produção de Alpargatas Roda, Lonas e Encerados. As alpargatas eram utilizadas por trabalhadores na colheita de café – porque não feriam os grãos – e os encerados eram usados nos terreiros de secagem.Em 1909, a empresa tem seu nome modificado para São Paulo Alpargatas Company S.A.
Brevemente acompanhando os acontecimentos históricos que marcaram o último século – passando por Primeira Guerra Mundial, Gripe Espanhola na cidade de São Paulo, quebra da bolsa de Nova York, boom da borracha no Brasil, Segunda Grande Guerra etc. – o que se pode pontuar sobre o desenvolvimento das Alpargatas é suadestreza em arriscar e ponderar as direções da empresa diante dificuldades financeiras. Em 1940, a firma é batizada definitivamente como São Paulo Alpargatas S.A.
As sandálias Havaianas são lançadas em 1962, inspiradas nas sandálias de dedo japonesas, as Zori. Confeccionadas com borracha, uma matéria-prima inteiramente nacional e de custo reduzido, as sandálias eram consideradas duráveis e...
tracking img