Case havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1835 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Case HAVAIANAS " As Legitimas"
1°- A evolução das Havaianas é horizontal e completamente brasileira.Desde o começo se manteve com seu "DNA", solado de borracha reproduzindo grãos de arroz (detalhe inconfundível), inspirado nas típicas sandálias japonesa (Zori). Iniciando com uma sandália simples com tiras brancas,porém começaram a virar a parte branca para baixo deixando a parte coloridapor cima, percebeu - se então a necessidade de inovação para satisfazer seus clientes.
Logo no começo já se deparou com a concorrência, expondo o que tinha de melhor , sua qualidade e apresentando o famoso slogan "Havaianas. As legitimas" , as únicas que "Não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras", a partir dai não parou de inovar. Ao decorrer dos dez anos de Alpargatas foramcriadas 4 cores monocolor, dando origem a Havaianas Top, atualmente são mais de 14 cores da mesma coleção, criando versões para cada pé e cada gosto sempre com modelos novos atingindo mais de 60 cores.
Com o passar das novas coleções começou a investir em propagandas com celebridades até conseguir atingir o desejo de compra de todos os tipos de públicos.Teve seu auge na coleção de 1998 daCopa do Mundo, investindo em meios de divulgação passando a vender 400.000 pares.Em 2001 apresenta a mudança de seu material (borracha sintética)sem muitos sucessos no começo , em 2002 teve suas vendas reduzidas em 3% devido o aumento da concorrência e a retração da renda,com a alta do juros, inflação e desemprego.
Para dar a volta nessa situação, sua estratégia foi se aliar com outras marcascomo Nike, Mizuno e Timberland, investir pesado na publicidade do produto e da marca conseguindo assim um aumento significativo em suas vendas.
Algumas estratégias usadas hoje pela Havaianas é:
* Extensão das linhas combinando com cores, temas e novas estampas.
* Os 3 P´s de Marketing- Prazo, produto e preço.
* Viabilidade de novas tendências.

2°- Sugestões estratégicasconsiderando o Micro- Ambiente:
* Fechar novas parcerias para divulgar mais seu "DNA", como em pulseiras de relógios, capas para celulares,
* inovar seus principal produto como sola personalizada,
* Investir em sustentabilidade, como reciclagem de havaianas usadas, podendo fazer postos de descartes dando mais valor no seu pós vendas.



Sugestões estratégicasconsiderando o Macro- Ambiente:
* Dar apoio, incentivando a plantação da seringueira sua principal matéria - prima, para manter uma produção continua e planejada, já pensando no futuro e na escassez da mesma.
* Estar sempre a frente do que o consumidor deseja , adequando o a posicionamento do mercado

3°-Mix de Marketing
PRODUTO: É uma marca do seguimento de calçados (chinelos\sandálias)mais potente e conhecida no mercado nacional e internacional. Atualmente aceita por todas as classes sociais. Com designers inovadores, sem perder sua qualidade, atrai seus consumidores pelas dimensões:
* Estética- Sendo uma peça Cult, fashion se adequando a vários estilos.
* Psicológico- Despertando expectativa e desejo do consumidor a cada peça nova
* Funcional- Trazendo satisfaçãoda compra, sendo eternas enquanto durarem.
Sem muitas modificações em seu formato, o produto se inova mais em detalhes, como cores, decalques,estampas temáticas, modelos e linhas (Anatômicas, Slim , Top,as Tradicionais,Surf, Fashion,Kids entre outras),suas numerações sempre seguem dois tamanhos,começando com o Infantil : 17/18 até chegar ao kids :23/24, o adulto feminino começa com anumeração 33/34 e vai até 41/42,já o adulto masculino começa com a numeração 33/34 e vai até 45/46.
Faz uso de embalagens (caixa e sacola) quando compradas diretamente em postos autorizados ou internet, porém visam mais a exposição do produto, atraindo assim mais consumidores, possibilitando o contato direto entre produto - consumidor. A Havaianas preocupa-se em fazer produtos de...
tracking img