Queda do imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo queda do Império Romano, refere-se ao Império Romano ocidental que deixou de existir em 476 d.C com a tomada de Roma pelo povo Hérulo. Por outro lado o Império Bizantino que era a parte oriental se manteve por quase mil anos, até 1453 quando ocorreu a queda do Constantinopla.
A queda do Império Romano ocidental foi causada por uma série de fatores, como a invasão dos bárbaros em suasterras terminando de derrubar o estado.
As famílias romanas eram formadas por pai, mãe, filhos, os escravos e os clientes. Que eram plebeus que para melhorar de vida tornavam protegidos de uma família Patrícia, em troca, prestavam favores para esta família.
O Império Romano no século I e II estava no seu auge, seu sistema econômico via a ser o mais avançado até a Revolução Industrial, asconquistas territoriais chega ao seu máximo à literatura tem criações geniais, na questão de arte imitavam os gregos e seu forte era a arquitetura.
Otávio fez com que o Egito se trasforme em uma península romana a época mais prospera de Roma assim foi consagrado o imperador ou general vitorioso e ainda recebeu o titulo de Augusto (o consagrado). Com isso começa uma nova fase em Roma com o poder nas mãosde um único homem chamado de Império que dura cerca de 500 anos.
Nesta mesma época os cristãos foram perseguidos pelo exercito de Augusto, o cristianismo surgiu a 31 d.C e em Roma seus eventos eram feitos em catatumbas por serem seguidos por alguns imperadores o motivo de ser perseguidos era que se recusavam a adorar o Imperador, participar das solenidades e fazerem parte dos exércitos. Tudo quehavia de ruim em Roma era culpa dos cristãos.
Os cristãos que eram pegos pelos Imperadores foram jogados para as feras no Coliseu onde havia eventos para o povo da época como diversão publica neste mesmo cenário gladiadores que eram escravos que duelavam até a morte.
O Império Romano também teve outras características como à falta de regras da sociedade no império. Como ostentação,clientelismo, prostituição e luxo em demasia dos ricos marcaram a vida social de Roma.
Mas já no século III, IV e V o seu declínio contribuiu em muito para a queda do Império. A decadência do Império Romano foi marcada pela anarquia militar em 235 d.C. Que acontece após 200 anos de paz, a chamada PAX ROMANA, algum tempo depois que o Imperador Diocleciano ter implantado um regime absolutista nos moldesorientais.
Com desemprego altíssimo, milhares de lavradores sem terras, enorme desigualdade social, má distribuição de renda, uma corte de parasitas que viviam a custa dos governos, crise no comercio e nas indústrias, a peste trazida pelos soldados que vieram do oriente e invasões de tribos Bárbaras trouxeram uma insegurança, e os Romanos começaram a dar atenção para os que pregavam a salvação pessoalassim o cristianismo vem a triunfar.
Em 330 d.C o imperador Constantino libera os cultos cristãos e se torna a religião utilizada pelos Romanos. Mas nesta altura o Império já estava sendo invadido pelos bárbaros, tribos asiáticas como os Hunos, tribos germânicas como os Visigodos, e os Vândalos que já estava invadido e saqueando o Império ai sim foi onde o mesmo desmoronou.
Um chefe Bárbaro seproclama rei de Roma isso em 476 d.C, o fim da gloria dos Romanos teve como características o imperialismo, o alto custo militares, corrupção política e o desmantelamento do comércio. A massiva inflação promovida pelos imperadores durante esta crise destruiu a moeda corrente anulando a acumulação do capital e a cidade estava cheia de miseráveis, em quanto isso os grandes proprietários que nãotinham gastos com mão de obra fortificavam suas grandes propriedades com escravos.
A invasão dos Bárbaros marcou o fim da idade antiga onde a parte ocidental passou a ser a terra de ninguém com assaltos, saques, incêndios eram normais.
Se Roma não resistiu aos ataques dos Bárbaros o mesmo não acontece com Constantinopla que passa a assumir a liderança do Império Romano, mantendo a organização...
tracking img