Homem geologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ação do homem sobre a natureza tem consequências nas formas, processos, formações e depósitos superficiais do ambiente, como na modificação do relevo e alterações fisiográficas daspaisagens, alterações na fisiologia das paisagens e a criação de depósitos superficiais correlativos.
O homem vem criando formas de relevos e com isso modifica o modo de operação dosprocessos geomorfológicos como, o intemperismo, erosão e deposição. O homem, através de obras de engenharia, atividades de mineração e atividades agrícolas remove e transporta materiais rochosos eterrosos em volume cem vezes maior do que os processos geológicos naturais responsáveis pela formação das rochas sedimentares em todo o planeta.
As principais formas de intervenção dohomem no meio geológico são:
* Agricultura e pecuária.
* Mineração.
* Represamento de cursos d’água: energia, irrigação.
* Desmatamento: madeira, carvão vegetal.
*Obras civis: estradas, usinas de energia, dutos, canais, portos...
* Mudanças climáticas.

O mundo esta preste a entrar em uma era geológica chamada Antropoceno, por causa dainterferência do homem em um ritmo acelerado no meio ambiente. A taxa de extinção de espécies produzidas pelas atividades do homem é 50 vezes maior do que o ritmo da natureza, onde, destrói abiodiversidade de espécies animais e vegetais.
O tecnogeno é o processo pelo qual o homem atua como agente geológico, ou seja, a maneira pela qual o homem interfere no funcionamento de umprocesso, criando processos geológicos novos, ou seja, que não existiriam sem tal interferência.
Os depósitos sedimentares gerados pelo homem são chamados de deposito correlativo, ele nãoexistiria naquela forma e expressão sem uma ação humana. São originados pela erosão de formas de relevo, tais como as montanhas, propiciando a acumulação dos sedimentos em suas margens.
tracking img