Casas de farinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Poluição é o grande problema do mundo, causando efeitos catastróficos e muitas vezes irreversíveis, e é obrigação do homem criar meios para controlar ou acabar com a poluição noplaneta. Um dos problemas que geram muita poluição, principalmente no nordeste brasileiro é o processo de produção nas casas de farinha, que utilizam a lenha, quase sempre proveniente de desmatamentoilegal, para aquecer os fornos que são utilizados no processo de transformação da mandioca em farinha.
Esse projeto tem o objetivo de:
*Criar formas de acabar com a necessidade de utilizar lenha nascasas de farinha.
E especificamente:
*Diminuir o desmatamento
*Diminuir as emissões de carbono e metano
*Criar uma rede sustentável de energia
Entre outros ganhos ambientais.

REFERENCIALTEÓRICO

Em uma casa de farinha, para que seja processada a massa da mandioca em farinha, é necessário que se obtenha uma temperatura de aproximadamente 250°C, isso sempre foi obtido a partir da queimade lenha nos fornos, causando diversos problemas ambientais, como o aumento do aquecimento global, devido a combustão da madeira que libera CO2 e o desmatamento florestal, que é de onde provem a lenhautilizada no processo.
Mas com a introdução de uma energia limpa, como a solar através de painéis fotovoltaicos, representa uma alternativa ecologicamente correta de acabar com grande parte dapoluição gerada pelo processo industrial nas casas de farinha. A energia solar é uma fonte alternativa abundante, acessível e que causa um dano ambiental nulo ou quase nulo.
E utilizando os estudos de DavidFeiman, diretor do Centro Nacional de Energia Solar de Sde Boker, no deserto do Neguev, Israel, é possivel criar um método eficaz e competitivo de utilização da energia solar a partir de painéis decélulas fotovoltaicas - que transformam a luz solar em energia elétrica - a um custo aceitável e com possibilidade de armazenamento. O sistema desenvolvido por Feiman gera 1.500 watts por painel,...
tracking img