Casa de farinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO







PRÉ-PROJETO DE ARTIGO CIENTÍFICO









CONDIÇÕES DETRABALHO INERENTES A ATIVIDADE DE BENEFECIAMENTO DE MANDIOCA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ









DEYVID DANTAS LOPES

ORIENTADOR: MARCEL DA COSTA AMORIM, M.SC.PROBLEMA DE PESQUISA


A mandioca (Jatropha manihot) é uma planta cultivada pelos índios americanos bem antes da chegada dos colonizadores, e desde então se tornou amplamentecultivada em todas as partes do Brasil, sendo empregada no preparo de vários tipos de farofa, pirão, beiju e uma grande quantidade de receitas da culinária brasileira (GASPAR, 2009).
O processo deprodução da farinha de mandioca começa no plantio das manivas. Depois da colheita da raiz (tubérculo), a mandioca é levada direto da roça para a “Casa de Farinha”, onde é descascada e colocada na águapara amolecer e fermentar ou pubar. Em seguida, é triturada ou ralada em pilão ou no ralador ou caititu. A mandioca ralada vai caindo em um cocho, sendo depois prensada no tipiti (tipi = espremer e ti =líquido, na língua tupi) para retirar um líquido venenoso chamado manipueira (ácido anídrico). Depois de peneirada e torrada, a farinha está pronta para o consumo (GASPAR, 2009).
Todo esse processooferece riscos de acidentes aos trabalhadores envolvidos. A ocorrência de acidentes de trabalho implica danos sociais imediatos. Primeiro, e mais importante, pelo comprometimento da saúde eintegridade física do trabalhador. Segundo, pelos seus dependentes que podem eventualmente perder a base de sustentação familiar. Terceiro, pelos custos que ocorrem nas áreas sociais, principalmente na Saúde ena Previdência Social.
No contexto do problema dos acidentes de trabalho no Brasil, chama a atenção o problema dos acidentes graves e incapacitantes causados por máquinas e equipamentos obsoletos...
tracking img