Fresadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fresadoras




A fresagem é uma operação de usinagem na qual o material é removido por meio de uma ferramenta giratória chamada de fresa e que apresenta múltiplas arestas cortantes. Cada aresta remove uma pequena quantidade de material a cada volta do eixo no qual a ferramenta é fixada.




[pic]



A máquina que realiza essa operação chama-se fresadora.




FresadoraA fresadora é uma máquina-ferramenta de movimento contínuo que realiza a usinagem de materiais por meio de uma ferramenta de corte chamada de fresa.








A fresadora permite realizar operações de fresagem de surperfícies planas, côncavas,
convexas e combinadas.




[pic]








[pic]









[pic]






A fresadora é constituída das seguintes partesprincipais: corpo, eixo principal, mesa, carro transversal, suporte de mesa, caixa de velocidade do eixo principal, caixa de velocidade de avanço, torpedo.

[pic]


O corpo é uma espécie de carcaça de ferro fundido, de base reforçada e geralmente de formato retangular na qual a máquina fica apoiada. Ele sustenta os demais órgãos da fresadora.


A mesa serve de apoio para as peças que vãoser usinadas e que podem ser montadas diretamente sobre elas, ou por meio de acessórios de fixação.Assim, a mesa é dotadade rascunhos que permitem alojar os elementos de fixação.


O carro transversal é uma estrutura de ferro de formato retangular sobre a qual desliza e gira a mesa em plano horizontal.

Na base inferior, o carro transversal está acoplado ao suporte da mesa por meio de guias.Como auxílio de porca e fuso, ele desliza sobre o suporte e esse movimento pode ser realizado manual ou automaticamente por meio da caixa de avanços. Ele pode ser imobilizado por meio de um dispositivo adequado.


O suporte da mesa serve de base de apoio para a mesa e seus mecanismos de acionamento. É uma peça de ferro fundido que desliza verticalmente no corpo da máquina por meio de guias, eacionada por um parafuso e uma porca fixa. Quando necessário, pode ser imobilizado por meio de dispositivos de fixação.








A caixa de velocidade do eixo principal é formada por uma série de engrenagens que podem ser acopladas com diferentes relações de transmissão, fornecendo ao eixo principal grande variedade de rotações de trabalho. Está alojada na parte superior do corpo da máquina.Seu acionamento é independente do da caixa de avanços. Isso permite determinar as melhores condições de corte.

A caixa de velocidade de avanço possui uma série de engrenagens montadas na parte central do corpo da fresadora. Em geral, recebe o movimento diretamente do acionamento principal da máquina.

As diversas velocidades de avanço são obtidas por meio do acoplamento de engrenagens quedeslizam axialmente. Em algumas fresadoras , a caixa de velocidade de avanço está colocada no suporte da mesa com um motor especial e independente do acionamento principal da máquina.

O acoplamento com o fuso da mesa ou do suporte da mesa é feito por meio de um eixo extensível com articulação tipo “cardan”.

Características da fresadora

Para a usinagem de materiais na fresadora, utiliza-se afresa, uma ferramenta de corte de múltiplas arestas que é montada no eixo porta-fresas.


Isso permite que a fresadora realize uma grande variedade de trabalhos em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares ou formando ângulos diversos.

Permite também, constituir ranhuras circulares e elípticas, além de fresar formatos esféricos, côncavos e convexos, com rapidez e exatidão demedidas.



Funcionamento


Na fresadora, distinguem-se dois movimentos essenciais.

1.O movimento de corte (da ferramenta de rotação contínua);
2.O movimento de avanço da peça, que é fixada a uma mesa que se movimenta segundo três eixos ortogonais, ou é dotada de movimento giratório por meio de fixação em placas giratórias da mesa divisora e divisores.







[pic]


O...
tracking img