FRESADORA

362 palavras 2 páginas
Fresadora é uma máquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa a operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada simultaneamente essa máquina foi inventada por Eli Whitney em 1818.
A ferramenta de trabalho da fresadora é classificada de fios (Afiações) múltiplos e se poder montar num eixo chamado porta–fresas. As combinações de fresas de diferentes formas, conferem à máquina características especiais e sobretudo vantagens sobre outras máquinas-ferramenta.
Uma das principais características da fresadora, é a realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, fresagem em formas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e precisão.

TIPOS DE FRESA
Existem muitos tipos de fresas classificadas de acordo com critérios como operações que realizam, formato e disposição dos dentes. Assim, temos: Fresas planas
São fresas usadas na usinagem de superfícies planas, na abertura de rasgos e canais. As ilustrações a seguir mostram fresas planas.

Fresa cilíndrica tangencial

CARACTERÍSTICAS
O fato da ferramenta de trabalho da fresadora ser de fios múltiplos e se poder montar, no eixo porta-fresas, combinações de fresas de diferentes frmar, confere a esta máquina características especiais e uma vantagem sobre outras máquinas-ferramentas, como o de poder realizar uma grande variedade de trabalhos em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos; construir ranhuras circulares, elípticas com rapidez e precisão.
Fresadora horizontal
Se o eixo principal está orientado paralelamente à superfície da mesa.

Fresadora vertical
Se o eixo principal está orientado perpendicularmente à superfície da mesa.

Relacionados

  • Chaplin
    101075 palavras | 405 páginas