Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A capoeira faz parte do folclore, da cultura, mas principalmente, da história do Brasil. Aprender a capoeira é aprender todo contexto histórico, seja ele social, econômico, político ou cultural, que envolveu a história do negro em nosso país, desde a sua vinda como escravo até a sua influência em nossa cultura e em nossos hábitos.
Os exercícios desenvolvidos na prática da capoeira,torna-a uma das atividades mais completas que existe, pois desenvolve de uma forma lúdica e descontraída a flexibilidade, melhora a resistência pulmonar e o condicionamento físico, aprimora a coordenação motora, entre outros benefícios.
Um dos principais diferenciais que a capoeira possui em relação a outros esportes, está em seu aspecto rítmico. A utilização de instrumentos musicais e cançõesem sua prática, faz com que o aluno desenvolva o domínio do ritmo em todas as suas formas: aprendendo a tocar instrumentos como o berimbau, pandeiro e atabaque; a cantar em público, tornando-o mais desinibido e utilizando a música como forma de aprendizado, uma vez que as canções da capoeira falam da história desta arte. Outro aspecto trabalhado pela prática da capoeira diz respeito ao convíviosocial do indivíduo. Trabalhando em conjunto e necessitando de solidariedade mútua para sua evolução, o aluno aos poucos vai se despindo de preconceitos inúteis e adquire um comportamento onde prevalece o respeito às diferenças individuais de cada colega.
Em todas as partes do mundo, os homens tentam conservar suas culturas e perpetuar suas tradições para que os mais jovens possam conhecer seushábitos e costumes, que caracterizam a alma popular de um país que acabou sendo , literalmente invadidos por várias culturas, formando hoje a nossa tão rica cultura brasileira.

1. A evolução da capoeira no Brasil
A Capoeira surgiu com a escravidão no Brasil, sendo a princípio luta de libertação dos escravos que fugiam das fazendas, e como não dispunham de armas faziam essas de seu próprios corpo.Sua prática acontecia nos cativeiros quando os escravos e escravas dançavam em formas de rodas e com isso camuflavam a prática da luta, por isso ficava tão difícil para os capitães do mato e seus senhores impedirem a sua manifestação. A Capoeira sempre esteve na marginalidade e chegou a ser proibida pelo Código Penal da República do Brasil, entretanto tais medidas não foram suficientes paraexterminá-la, pois sua prática persistia em guetos escondidos.
Em Pernambuco, Rio de Janeiro e Salvador, após a libertação dos escravos, alguns capoeiristas tornaram-se capangas dos senhores e até guardas do exército. Eram muito temidos pois viviam em uma época que a polícia mal era armada. Em 1930 Mestre Bimba, exímio lutador de capoeira fez uma apresentação para o então Presidente da RepúblicaGetúlio Vargas, que revogou a Capoeira da criminalidade e a sua prática passou a ser permitida.
Mestre Bimba foi o primeiro a introduzir a Capoeira nas escolas, primeiramente na Faculdade de Medicina e Direito de Salvador/BA e até mesmo no exército, aprimorando a sua conhecida Capoeira com os movimentos do Batuque, uma luta de quedas da qual seu pai era campeão, e criou a Luta Regional Baiana, queacreditava ele, não sairia da região de Salvador, e sabemos é a nossa hoje denominada Capoeira Regional, que vem sendo resgatada pela Escola de Capoeira Filhos de Bimba (1899 - 1974).
Foi desde então que, à partir de Mestre Bimba, a Capoeira passou a receber a denominação de Capoeira Regional, para os discípulos de Bimba e Capoeira Angola, para os demais capoeiristas.
Vale lembrar que a origem daCapoeira é Afro-brasileira, por ter sido criada por africanos em terras brasileiras, não se tendo notícia de nenhuma manifestação na África de qualquer prática similar, daí porque podemos nos orgulhar de ser a Capoeira tipicamente brasileira.
A capoeira é para nós brasileiros, a mais antiga forma de expressão corporal de uma cultura nascida aqui, com mais de três séculos de vivência, tendo...
tracking img