Capitalismo nos estados unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo nos Estados Unidos

O capitalismo tem características marcantes desde a baixa idade média, onde a decadência do feudalismo deu origem ao absolutismo e aomercantilismo. Este último como fator desencadeante por ter enriquecido a burguesia a qual passou a contestar o poder do rei, resultando na crise do sistema absolutista e garantindoo triunfo do capitalismo.
O capitalismo nos Estados Unidos tem origem num surto industrial, na criação das primeiras estradas de ferro, no êxodo rural e na criação de novasrelações trabalhistas. A partir de um certo nível de desenvolvimento capitalista, ideologias norte-americanas começaram a ser criadas, assim como "o processo material deve virprimeiro" e também "é pecado ser pobre" apoiadas não somente por empresários em ascensão como também pela igreja.
Uma das novas ideologias: de que o proletariadonorte-americano deveria sempre buscar uma vida melhor pelo meio do trabalho foi base de teoria de grandes filósofos. Também foram usados os exemplos de grandes empresários, como AndrewCarnegie, que apesar de ter tido uma infância com poucos recursos financeiros e passado a adolescência trabalhando com pouca remuneração, aos 28 anos, fundou sua própriaempresa: a Companhia de Aço Carnegie que em pouco tempo atingiu total domínio da indústria metalúrgica da cidade de Pittsburgh e em 1901, após a venda da empresa para J. P.Morgan, Andrew Carnegie tornou-se um dos homens mais ricos do mundo.
Mas apesar da maioria do proletariado norte-americano seguir a lógica capitalista, o capitalismo geroubenefícios à poucos. Assim, criando a disparidade socio-economica, não somente nos Estados Unidos, mas em praticamente em todos os países que adotaram esse sistema econômico.
tracking img