Capitalismo x socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE






DESENVOLVIMENTO 3
1. CAPITALISMO 3
1. 2 O QUE É O CAPITALISMO 3
1. 3 ORIGEM DO CAPITALISMO 3
1. 4 EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO 4
1. 5 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO 4
1. 6 PAÍSES QUE FAZEM PARTE DO SISTEMA CAPITALISTA 5
1. 7 O CAPITALISMO GERA UMA SOCIEDADE DE CONSUMO 5
2. SOCIALISMO 6
2. 1 O QUE É SOCIALISMO 6
2. 2 ORIGEM DO SOCIALISMO 6
2. 3 EVOLUÇÃO DOSOCIALISMO 7
2. 4 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SOCIALISMO 7
2. 5 PAÍSES SOCIALISTAS 8
3. CAPITALISMO X SOCIALISMO 9 e 10
4. CONCLUSÃO 11
5. BIBLIOGRAFIA 12



DESENVOLVIMENTO


Capitalismo

1 – O que é o capitalismo

Capitalismo é um sistema sócio-econômico adotado por vários países, onde possuem propriedade privada dos meios de produção, como máquinas, matérias-primas, instalações, etc., a suaprodução e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

Neste sistema o capitalista, que são os proprietários dos meios de produção, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter lucro.

O objetivo principal doscapitalistas é o lucro, que leva à acumulação de capital e ao crescimento de suas propriedades.



2 – Origem do capitalismo

O capitalismo teve seu início na Europa e começou a brotar por volta do século XV com a decadência do sistema feudal, e começou a florescer por volta do século XIII, com o aparecimento da burguesia, classe social que possuía os meios de produção e com a expansão comercial, nesteperíodo várias cidades cresceram, foram abertas novas rotas marítimas, que permitiram o contato com novos centros comerciais, descoberta de metais preciosos no novo mundo e ampliação do comércio entre as cidades européias.

A expansão do capitalismo comercial ocorreu entre os séculos VIII e XVII, com a difusão das idéias mercantilista, no qual estimulou os sentimentos nacionalistas, provocou oflorescimento do comercio e criou condições para o surgimento do modo de produção capitalista.

As riquezas acumuladas durante o período mercantilista deixaram de funcionar como capital comercial e capital usurário ( empréstimos a juros), para assumir a forma de capital industrial.

3 – Evolução do capitalismo

O capitalismo toma seu grande3 impulso a partir da segunda metade do século XVIII, com aRevolução Industrial iniciada na Inglaterra, e estendendo-se nos países da Europa Ocidental e posteriormente aos Estados Unidos.

A Revolução Industrial iniciou um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, geração de lucros e acumulo de capital. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político. As sociedades vão superando os tradicionais critérios da aristocracia, acabandocom o privilégio de nascimento e a força do capital se impõe e começam a surgir as primeiras teorias econômicas.

Essas teorias conhecidas como liberalismo econômico defendiam a livre iniciativa e a não interferência do Estado na economia.

Em pouco tempo, o liberalismo econômico mostrou suas primeiras imperfeições e as empresas passaram a enfrentar dificuldades para comercializar os seusprodutos, pois os mercados consumidores não cresciam na mesma proporção que a capacidade produtiva da indústria.

Para solucionar o problema os países industrializados lançaram-se à conquista de mercado externo para comercializar seus produtos. Com a repartição da África e a divisão do mundo inteiro em esferas de influência dos diferentes países industrializados completaram o quadro da expansão docapitalismo, na fase do imperialismo.



4 – As principais características do capitalismo

Este sistema caracteriza em linhas gerais, pela propriedade privada ou particular dos meios de produção. As pessoas individualmente ou reunidas em sociedade, são donas dos meios de produção; pelo trabalho assalariado, onde quem não é dono é obrigado a trabalhar em troca de um salário; acumulação de capital, o...
tracking img