Capitalismo x socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITALISMO X SOCIALISMO

De um lado a sociedade privada, vivendo cada um por si, visando acima de tudo a lucratividade (capitalismo), do outro, o Estado como “líder” de uma sociedade que luta por igualdade social (socialismo).
Sistemas Político-Economicos, criadas ao longo da história que seguem até os dias de hoje, sistema que dividia a sociedade em grupos, grupos das elites, regidas porgrandes empresas que detinham nas mãos o poder e controle de grande parte da economia visando tão somente o seu crescimento lucrativo, e do outro lado um pequeno grupo lutando por uma sociedade justa, onde o Estado realiza o controle de todos os seguimentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, controle de preços, valor de salários num único propósito: a melhoria dasociedade.
Anterior a esses dois sistemas havia o Feudalismo. Sistema onde predominavam a agricultura de subsistência em que se cultivam para o sustento, os camponeses cuidavam, das terras feudais e em troca recebiam dos senhores uma gleba de terra para morar e proteção contra os ataques bárbaros. Não havia comércio e predominava o mercado de escambo, onde os pagamentos eram feitos através da troca.
Apartir do século X, surgem novas formas do cultivo da terra, do uso das carroças e dos animais, fazendo com que aumente a produção agrícola e conseqüentemente, faz nascer um novo pensamento em como comercializar esses produtos, é o capitalismo dando os seus primeiros passos. Agora as classes não mais se relacionavam pelo vinculo de servidão, mas pela posse de meios de produção e a contrataçãolivre de mão de obra.
Acreditava-se que o capitalismo iniciou-e com o mercantilismo, período em que as grandes potencias da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França), exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos etc, visando o enriquecimento; a lucratividade. Essa teoria é descartada por Karl Polany, onde ele argumenta que a marca do capitalismo é a criação demercados generalizados: terra, trabalho e dinheiro, não sendo assim considerado por ele como um mercado de trabalho. Segundo Francis Bacon, o objetivo do mercantilismo era “a abertura e o bom-equilíbrio do comércio, o apreço dos fabricantes, o banimento da ociosidade, a repressão dos resíduos e excesso de leis suntuárias (que regulava o luxo e a extravagância), a melhoria e administração do solo ea regulamentação dos preços, etc.
A primeira etapa de fato do capitalismo foi a revolução industrial, a implantação de máquinas, e o desenvolvimento tecnológico.
Esse processo possibilitou a implantação de grandes empresas (o setor privado), que garantiu um grande número de contratação e especialização de mão de obra, o progresso começa a acontecer, são construídas novas estradas, há adescoberta da substituição do ferro pelo aço, descobriu-se o petróleo e a energia, entre outros.
Em pouco tempo as grandes organizações econômicas que se instalaram passaram a ter dificuldades para comercializar seus produtos, pois, o mercado de consumidores não crescia, na mesma proporção que a produtividade das indústrias, e os trabalhadores também sofriam com esses crescimentos, pois eram obrigados atrabalhar em péssimas condições, sem direito ao descanso obrigatório, férias, décimos e todos os direitos a eles pertencentes.
Varias foram as definições para o capitalismo:
Adam Smith: Todo esse processo de privatização que acontecia no capitalismo, era defendido por Adam Smith que em sua teoria dizia que o mercado se auto ajustava e que não era necessário a intervenção do Estado, issoaté a depressão dos anos 1930, em que foi necessário a intervenção do Estado na econômica capitalista.
Friedrich Hayek: Ver como medida de caráter auto-organizador das economias que não têm planejamento.
Sob um ponto de vista histórico há uma discussão se o capitalismo é específico a uma época ou região geográfica particular ou se é um sistema universalmente válido que pode existir através...
tracking img