Caso ilpisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho elaborado por:
Edgar Ramalho
Fernando Marques
Luis Dias
Eduardo Reis

1 Aplique o Modelo das 5 forças Competitivas de Poder ao sector de atividade e tire as respetivas conclusões.

1- Poder dos fornecedores
Baixo poder negocia. A matéria prima é um produto perecível e como tal tem que haver escoamento rápido deste, levando os fornecedores/ produtores a terem que se adaptar asregras de mercado sem grande poder negocia Existe uma grande dependência entre a industria transformadora e os produtores de leite
2 – Poder negocial de clientes
Acaba por ter um grande peso negocial pois existe uma extrema concentração da rede de distribuição (ditadura do retalho)
3 – potencial de novas entradas
Não se verifica tendência para a entrada de novos concorrentes ,motivada por elevadas barreiras a entrada bem como a saída ,fruto da necessidade de elevados investimentos . Também a concentração do sector em oligopólio cria barreiras a entrada de novos concorrentes.
4- possibilidade de surgimento de derivados de soja nos produtos naturais , no entanto ainda e pouco significativa, pelo que a ameaça de produtos substitutos ainda e baixa
5- Arivalidade neste sector e alta pois depende grandemente do preço dos produtos ; existe um grande peso das multinacionais com políticas agressivas ; existe uma forte agressividade ao nível do marketing; necessidade constante de lançar novos produtos e elevado investimento em marketing, e I D e equipamentos

Face ao exposto a atividade do sector e media alta .

2 “As capacidades (estratégicas)dinâmicas são necessárias num ambiente em mudança”. Comente a luz do caso ILPISA.

As capacidades dinâmicas são importantes quando o mercado está em constante evolução, como foi o caso do mercado lácteo brasileiro. Para se conhecer as a capacidades estratégicas dinâmicas é necessário para a empresa conhecer os mapas de atividade, a cadeia de valor e o sistema de valor, bem como as movimentações dos seusconcorrentes que são lideres de mercado e adotar os melhores comportamentos por eles praticados.
Neste caso, transpondo para o caso da ILPISA, esta deve conhecer o seu sistema de valor, para isso deve responder a algumas questões chave:
* Quais são as atividades centrais da empresa?
* Onde é que cria e desperdiça valor?
* Onde é que cria mais lucro?
* O que deve fazer e o quedeve comprar?
* Como deve considerar os seus parceiros de negócio: clientes, fornecedores, aliados?~
Através da análise do caso chega-se à conclusão que o leite UHT é o produto de maior importância, pois além de ser o best-seller da empresa, é usado também para a diversificação de novos produtos, como o leite achocolatado, desnatado e fermentado, iogurtes, queijos e sucos naturais.
Com oauxílio do modelo da cadeia de valor, pode-se afirmar que as atividades principais que são predominantes são: a produção do leite tipo UHT e a investigação e desenvolvimento de novos produtos, criando assim mais valor e de certa forma vantagens competitivas.
Para acompanhar a tendência do mercado, a ILPISA observa o comportamento dos lideres de mercado, como a Nestle, e dentro das suas possibilidadesadota medidas semelhantes e produz produtos idênticos.
Para finalizar, de facto a ILPISA não é uma empresa líder de mercado, mas mesmo assim consegue criar vantagens competitivas dentro do seu segmento, principalmente com os seus fornecedores devido ao relacionamento e ao apoio com os mesmos.

Ponto 3
Análise SWOT:
Pontos fortes:
* Conhecimento do mercado;
* Variedade gama de produtos;* Qualidade dos produtos;
* Política de investimentos coerente;
* Capacidade de armazenagem de produtos não comercializados;
* Reconhecimento da marca;
* Presença de fábricas em estados produtores de leite;
* Economias de escala na produção;
* Boa relação com fornecedores.
Pontos fracos:
* Empresa recente no mercado;
* Necessidade constante investimento;...
tracking img