Cafeterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Semanal
Data: 18/03/2013
Sumario Executivo
Com o aumento do consumo de café no mundo, as redes de cafeterias estão expandindo fortemente seu mercado, com foco principal nos países em desenvolvimento como China, Índia e Brasil. Parte desse processo deve-se ao momento socioeconômico, em que sobe o poder aquisitivo da população, e ao elevado índice populacional desses países.
Outra razãopara o investimento internacional diversificado é a estratégia de diminuir os riscos de negócio. Entretanto, existe uma série dificuldades ao fixar a marca, principalmente pelos costumes locais. Em contrapartida, as empresas adaptam suas lojas de acordo com os costumes de cada país.
As Américas e a Europa dominam o consumo de café devido a cultura que vem dos antepassados. Também esta em destaquepela maior concentração das maiores redes de cafeterias e pelas taxas de consumo que quase não variam. Mesmo com o marcado cheio e competitivo esses locais ainda oferecem ótimas oportunidades para as redes de cafeterias.
Então como estratégia de se destacar no mercado, as companhias inovam seus cardápios, e além de bebidas com café, disponibilizam produtos de panificação, sucos, chás e até mesmobebidas alcoólica, para atrair clientes e horários com pouco fluxo de venda. As lojas de café também trabalham o ambiente da loja, oferecem wi-fi gratuita, música, jornais e revistas, espaços mais reservados, e serviços tecnológicos como carregamento móvel e pagamento automático, visando sempre o conforto e a comodidade dos clientes.
O aumento do hábito de beber café, principalmente entre os jovensde 18 a 25 anos, fez as redes de cafeterias utilizarem redes sociais, como Facebook e Twiter, para publicar promoções, novos produtos e serviços da loja com o objetivo de atingir qualquer tipo de público.
Starbucks
A maior rede de cafeterias do mundo ampliou seu cartão fidelidade para supermercados e outros comércios de varejo. A partir de maio, ao comprar produtos da empresa em qualquerestabelecimento fora das lojas Starbucks, o cliente terá o direito de acumular pontos e trocar por bebidas ou outros produtos da loja. O principal objetivo da empresa é aumentar o numero das vendas, e fidelizar mais clientes a marca. Esse programa também se estende as lojas da Teavana, recentemente adquirida pela Starbucks.
De acordo com pesquisas, a venda dos produtos Stabucks nos supermercado e menor aocomparar com as lojas de varejo. Então a expansão do cartão fidelidade também foi uma estratégia de aumentar o consumo de café nos supermercados. Atualmente, cerca de 6 milhões de clientes possuem um cartão de fidelidade da rede de cafeterias, e cada semana é adicionado, em média, mais 80.000 novos membros.
Starbucks também planeja abrir 3000 novas lojas no continente americano nos próximos 5anos. A maioria de suas lojas serão instaladas nos EUA, entretanto seu foco de expansão está no continente asiático, principalmente na China e na Índia.
Pesquisas indicam que apenas 2% da população indiana compram as bebidas Starbucks com mais frequência. Entretanto, esse número é significante para a empresa devido ao alto índice populacional do país. Outra característica que chama a atenção, e apredominância classe média no país, então para fixar sua marca no país, a companhia adotou a estratégia de baixo preço. Os produtos das lojas da Índia serão vendidos a um preço menor comparado ao das lojas de outros países.
Para de destacar dos outros concorrentes, a empresa investiu em uma fazenda de café na Costa Rica. Segundo Schultz, essa fazenda será utilizada para ensinar aos produtores detodo o mundo práticas sustentáveis para a produção de cafés de qualidade. A empresa também acredita que com práticas tecnológicas, terá oportunidade de criar micro lotes de cafés raros e especiais.
Índia
Mesmo que a Índia dê preferencia ao chá, houve aumento do consumo de café no país, o que atraiu cadeias globais, como Lavazza, Nestlé e Starbucks. De acordo com pesquisa de mercado Euromonitor...
tracking img