Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Desenhe o modelo (esquema) atual da rede de distribuição física da Segovia, mostrando o fluxo de produtos e de informações. Comente os possíveis problemas no fluxo atual.

R: Abaixo segue o fluxo atual. No fluxo atual temos alguns problemas, entre eles, o custo de estocagem envolvendo aluguel de deposito externo e mão de obra as vezes desnecessário, pois poderia enviar material direto para ocliente invés de enviar ao CD depois para o cliente.

Fluxo atual

2. Desenhe e analise cada um dos principais processos da cadeia de suprimento da Segovia e aponte pontos potenciais de falhas em cada processo atual.

R: Abaixo segue o fluxo atual numerado, aonde se vê que o processos potenciais seriam o 1 fábrica e o 2 CD.

1- O pedido é enviado na quantidade da carga completa de umcaminhão ao centro de distribuição. O pedido poderia ser já separado na fábrica pelos pedidos dos clientes e quando chegassse ao centro de distribuição já estaria separado corretamente.
Os pedidos são levados diretamente para o CD sendo que alguns poderiam ser enviados diretamente ao cliente, aumentando o tempo de transito e custo de armazenagem e frete.
2 – O pedido chega com carga completa nocaminhão depois tem que ser descarregado para ser separado conforme pedido de cada loja e depois distribuído em veículos menores. Este processo poderia ser feito anteriormente conforme comentado no item 1.

3. Qual (is) o(s) elemento(s) do Nível de Serviço que o(s) principal(is) cliente(s) da Segovia leva(m) em conta e que devem ser trabalhados neste projeto?

R: Os clientes querem os pedidosentreguem em 5 dias úteis e cada loja querem seus pedidos separadamente. Ou seja atendimento na quantidade solicitada e no prazo solicitado.

4. Analise a proposta do gerente de supply chain de implementar vários centros de distribuição. Ele deve implantar os CD’s? Faça um relatório das vantagens e desvantagens para apresentar ao gerente.

R: Ele deve implantar os CD’ pensando como estratégiapara crescimento futuro.
Seguem algumas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração:
Vantagens: Atendimento rápido ao cliente, lead time mais eficiente, cliente mais satisfeito. Nível de estoque mínimo para atender os pedidos de emergência.
Desvantagens: Não teria a possibilidade de consolidar cargas, aumentaria o custo de armazenagem e frete devido a transferência para o CD edepois para o cliente, aumento do nível de capital.

5. Qual estratégia seria mais adequada para a cadeia: puxada, empurrada ou híbrida. Por quê? Faça um desenho mostrando o funcionamento da estratégia indicada.

R: Deverá ser através da híbrida, pois como a empresa esta ainda se estruturando no mercado com os clientes e para não perder a concorrência ela deve ser mais flexível.

6. Qualpolítica de produção a empresa deve adotar?

R: A política de produção que a empresa deve adotar é contra-pedido e também produzir para estoque .

7. Os CD’s devem estar localizados mais próximos do cliente ou do fabricante? Por quê? Analise todas as vantagens e desvantagens dessa decisão para discutir com o gerente de supply chain da Segovia.

R: Os Cd´s deverão ficar mais próximos docliente, pois a estratégia é atender com o prazo mais reduzido possível a demanda do cliente para assim ter melhor concorrência com o mercado. Colocando CDs regionais.
Vantagens: Ter mais eficiência no atendimento ao cliente final, atendendo prontamente os pedidos. Garantia de estoque mínimo no atendimento a urgências.
Desvantagens: Terá estoque mais alto devido a provável distância dos CDs da fábrica,e também o aumento do custo do frete pois o material irá ser entregue no CD e depois será enviado ao cliente.

8. Que modais de transporte seriam mais adequados: aéreo, rodoviário, dutoviário, ferroviário, marítimo? Quais seriam as situações mais recomendadas para a Segovia utilizar os modais recomendados?

R: O modal mais adequado seria o rodoviário, devido a distribuição que a empresa...
tracking img