Planejamento no terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
PÓLO DOM FERNANDO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PARA EMPRESA DO TERCEIRO SETOR

CASA DE REPOUSO
SEMENTE DE JESUS

FUNDÃO/ES
2011

INTRODUÇÃO

QUANDO PENSAMOS EM TERCEIRO SETOR INEVITAVELMENTE O ASSOCIAMOS A INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS QUE PROMOVEM AÇÕES VOLTADAS AO BEM COMUM; MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE ESSAS ORGANIZAÇÕES NÃO NECESSITEM DERECURSOS PARA CONTINUAREM A EXECUTAREM SEUS OBJETIVOS.

O CÍRCULO DE RELACIONAMENTO DOS ADMINISTRADORES DA ORGANIZAÇÃO É A PORTA PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA MANTÊ-LA DE PORTAS ABERTAS.
ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR COMO O PLANEJAMENTO É IMPRESCINDÍVEL EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO, DESDE EMPRESAS PRIVADAS, PUBLICAS, EMPRESA DE ECONOMIA MISTA E POR UTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE NASORGANIZAÇÕES DE TERCEIRO SETOR.

POREM O FOCO PRINCIPAL DESTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É MOSTRAR O IMPORTANTE PAPEL DA COMUNIDADE LOCAL E DA SOCIEDADE EM GERAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES DE TERCEIRO.

A IMPORTÃNCIA DO PLANEJAMENTO
O BEM ESTAR SOCIAL, A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA, ENTRE OUTROS, SÃO IDEAIS DE QUEM PRETENDE CONSTITUIR UMA (ONG) ORGANIZAÇÃO NÃOGOVERNAMENTAL OU DE TERCEIRO SETOR; PORÉM, PARA QUE ESTES IDEAIS SEJAM CONSOLIDADOS É IMPORTANTE FAZER UM PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO, ASSIM COMO SE FAZ QUANDO SE PRETENDE CONSTITUIR UMA EMPRESA.
PLANEJAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO SIGNIFICA PENSAR NA VIABILIDADE DO PROJETO, NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E NAS IMPLICÂNCIAS SOCIAIS DELAS, NO PÚBLICO BENEFICIADO, NA FORMA DE CAPTAÇÃODE RECURSOS, BEM COMO IMPLICA EM ANALISAR AS ESTATÍSTICAS DE CRESCIMENTO DESTE SEGMENTO, AS ENTIDADES QUE JÁ ATUAM NESTA ÁREA, DE QUE FORMA O FAZEM E ONDE SE LOCALIZAM, ENTRE OUTROS PONTOS DE RELEVÂNCIA PARA CALCULAR OS RISCOS ENVOLVIDOS NESTE EMPREENDIMENTO.
QUANTO AS EMPRESAS QUE NÃO SE ATENTARAM PARA ESTES ITENS É NECESSARIO UMA ANALISE DO ESTADO ATUAL DA ORGANIZAÇÃO PARA PODER EFETUAR UMPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ALAVANCAR A ORGANIZAÇÃO ANTES MESMO DAS DIFICULDADES APARECEREM OU SOLUCIONAR PROBLEMAS JÁ EXISTENTES.
O CÍRCULO DE RELACIONAMENTO E A CAPTAÇÃO DE RECURSOS:
“É PRECISO, PARA SE TER AUTO-SUSTENTABILIDADE, QUE TODO PROJETO INICIE UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO “CIRCULO DE RELAÇÕES COMPROMETIDAS”, É UM PROCESSO DE MÉDIO E LONGO PRAZO, MAS É UMA DAS MELHORES E MAISSEGURAS SOLUÇÕES PARA A QUESTÃO; É IMPORTANTE PLANEJAR ESTA AÇÃO COM CUIDADO E MANTER O FOCO, UMA VEZ QUE DIVERSAS AÇÕES SERÃO NECESSÁRIAS ATÉ QUE SE FORME UM GRUPO REALMENTE COMPROMETIDO”.
Prof. Múcio Morais – Consultor e Palestrante Motivacional, atua nas áreas de Comportamento, Relações Humanas, Gestão, Vendas, Marketing e Terceiro Setor.

UM CÍRCULO DERELACIONAMENTO NÃO SÃO SOMENTE PESSOAS E EMPRESAS LIGADAS INTIMINAMENTE COM O FUNDADOR DO PROJETO, MAS SÃO GRUPOS COMPROMETIDOS COM AS LUTAS SOCIAIS, QUE DESEJAM DE ALGUMA COLABORAR PARA AMENIZAR A DESIGUALDADE SOCIAL E SE COMPROMETEM COM SUAS AÇÕES PESSOAIS OU FINANCEIRAS PARA MANTER UM PROJETO QUE TRARÁ BENEFICIOS MULTILATERAIS.
PARA SE TER APOIO DESSE GRUPO COMPROMETIDO É PRECISO QUE OS MESMOSTENHAM CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO, DOS PROGRAMAS QUE NELA SERÃO EXECUTADOS, CLAREZA DOS SEUS OBETJIVOS, ENFIM, TODOS PRECISAM COMPREENDER A IMPORTANCIA DE SE “ABRAÇAR A CAUSA”. TODAS AS DUVIDAS DEVEM SER ESCLARECIDAS; A PARTIR DAÍ TEREMOS UM CIRCULO DE RELACIONAMENTO SÓLIDO .
É NESTE CIRCULO DE RELACIONAMENTO QUE TAMBEM PODEMOS ENCONTRAR PARCEIROS PARA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO,PARCEIROS EMPRESARIAIS, PÚBLICOS E O PRINCIAPAL DELES: A COMUNIDADE.

PARCERIAS COM EMPRESAS:

PARCERIAS ENTRE TERCEIRO SETOR E SETOR EMPRESARIAL SÃO IMPORTANTES PARA AMBOS E, ESPECIALMENTE, PARA A SOCIEDADE BENEFICIADA. PORÉM, É PRECISO TER CRITÉRIO E COERÊNCIA NO ESTABELECIMENTO DESTAS RELAÇÕES, EVITANDO RISCOS QUE POSSAM COMPROMETER A IMAGEM DE SUA ORGANIZAÇÃO OU DA EMPRESA PARCEIRA. ÉTICA E...
tracking img