Planejamento no terceiro setor um estudo de caso na fundação isis bruder organização não governamental de maringá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO NO TERCEIRO SETOR: um estudo de caso na fUNDAÇÃO ISIS BRUDER
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL NA CIDADE DE MARINGÁ




Marcelo Tenorio Pinto[1]
Prof.: Juliano Mario da Silva [2]


RESUMO


O presente trabalho tem como objetivo propor, para o contexto administrativo de ONGs, a adoção de um sistemagerencial capaz de dar conta das diferentes características de suas ações administrativas no fechamento do mês, impulsionando com esse expediente, o gerenciamento das informações. Os passos metodológicos para a realização do trabalho serão constituídos de revisão bibliográfica, elaboração de um dispositivo teórico-analítico que possibilitará a análise do material, e considerações finais. Omaterial usado para a análise é constituído de um questionário estruturado cujo teor pretende buscar subsídios para a avaliação do sistema financeiro ADFwin. A análise contemplará a funcionalidade da ferramenta, suas principais características e as dificuldades encontrada no processo da sua aplicação no gerenciamento da estrutura financeira da Fundação. Os passos metodológicos da análise do questionário,propriamente dita, serão constituídos de: identificação das dificuldades de gerenciamento do sistema financeiro da Fundação Isis Bruder, em virtude das limitações do sistema financeiro ADFwin, e descrição dos recursos técnicos do sistema gerencial para a solução dos problemas apontados. Para coleta de dados, o conteúdo das perguntas procurará identificar: confiabilidade – capacidade de executaruma função, de forma produtiva; eficiência – desempenho das funções pretendidas; facilidade de Adaptação – capacidade de adequação ao crescimento da empresa/instituição e facilidade de execução – grau de facilidade de compreensão.

Palavras-chave: Sistema Gerencial, Planejamento, ONG

1. INTRODUÇÃO


A maioria das Organizações não Governamentais (ONGs) sofre com as mudanças econômicasdevido às oscilações financeiras que acompanham um cenário, muitas vezes, incerto e ameaçador. O problema se agrava quando a sustentabilidade financeira de uma ONG é proveniente de doações ou convênios firmados com o poder público. Essa questão desafia os gestores de ONGs a reavaliarem os sistemas de gestão financeira e a sua funcionalidade no contexto em que as ONGs se encontram.
Com autilização de sistemas financeiros, as ONGs podem ter informações mais precisas para prestações de contas e subsídios para o planejamento de seus projetos, bem como para elaboração de planejamento orçamentário anual. Mas, quando esta ferramenta não condiz com a estrutura da ONG, aliada à falta de informação necessária para a gestão, cria-se um gerador de problemas, muitas vezes, insustentável,podendo levar a instituição ao caos financeiro.
Com base nesse cenário, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a necessidade de um sistema gerencial que possa fazer a diferença na gestão financeira de uma ONG, possibilitando auxiliar e alavancar o gerenciamento de informações de modo objetivo e rápido, a fim de possibilitar um gerenciamento consciente e objetivo de ação e a reação àtransparência em suas ações globais, e, por conseguinte, atingir, de modo satisfatório, seus objetivos maiores relativos à promoção do bem estar social.




2. REVISÃO DE LITERATURA


2.1 Organização Não Governamental


Sob o ponto de vista jurídico, o termo organização não governamental - ONG não existe. Todavia, segundo as regulamentações direcionadas para a formalização jurídicade entidades sob essa designação, ONGs são instituições criadas por iniciativa privada ou mista, com exclusão de qualquer tipo de acordo intergovernamental.
Quanto à sua constituição, uma ONG pode agrupar pessoas privadas (física ou jurídica) ou públicas, de diferentes nacionalidades, dotadas de vontade autônoma, sem fins lucrativos, tendo como objetivo-fim concorrer para o bem social,...
tracking img