Resumo de capítulos do livro inveção das tradições

1474 palavras 6 páginas
Universidade do Estado do Maranhão UEMA – Centro de Ensino Superiores de Imperatriz – CESI
Disciplina: História e Memória
Curso: História 2º período Turno: Matutino
Professora: Nice
Aluna: Andressa Nascimento Teixeira

Ficha mento das pág.9 a 23, e 271 a 316 do livro A Invenção das Tradições de Eric Hobsbawm

Imperatriz – MA
2010
HOBSBAWM, Eric. 1. Introdução: A Invenção das Tradições. Pág.9 a 23
O livro aborda o modo como as tradições surgiram e se estabeleceram, e também observa que as quais se fixaram em um período limitado foram absorvida rápida pela população porque era algo fácil de aprender. Por “tradição inventada” entende-se um conjunto de práticas, normalmente reguladas por regras tácita ou abertamente aceitas; tais práticas, de natureza ritual ou simbólica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento através da repetição, o que implica, automaticamente; uma continuidade em relação ao passado.
O costume aceita inovações, ao contrário, das tradições que são invariáveis, não mudam. Então, a tradição está associada ao costume. O objetivo e a característica das tradições, inclusive das inventadas, é a invariabilidade. O “costume” não pode se der ao luxo de ser invariável, porque a vida não é assim nem mesmo nas sociedades tradicionais. É natural que qualquer prática social que tenha de ser muito repetida tenda, por conveniência e para maior eficiência, a gerar certo número de convenções e rotinas, formalizadas com o fim de facilitar a transmissão do costume. Consideramos que a invenção de tradição é essencialmente um processo de formalização e ritualização, caracterizado por referir-se ao passado, mesmo que apenas pela imposição da repetição.
Quando uma transformação rápida da sociedade debilita ou destrói os padrões sociais para os quais as “velhas” tradições foram feitas, produzindo novos padrões com os quais essas tradições são incompatíveis; quando as velhas tradições, juntamente com seus promotores e divulgadores

Relacionados

  • Pim projeto integrador disciplinar
    9037 palavras | 37 páginas