Cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - Sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos

Todo administrador de uma pequena fábrica ou empresa que fabrica produtos ou serviços possui alguns fornecedores, que com um simples telefonema ou e-mail você conseguirá coordenar os pedidos e entrega destes fornecedores.
Quando falamos de empresa global de grande porte você terá centenas de fornecedores e cada um deles terá os seuspróprios fornecedores. Muita das vezes o administrador precisará coordenar as atividades de centenas ou milhares de outros fornecedores e empresa a fim de produzir seus produtos e serviços.
As empresas usam o sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos para trocar informações com todos os seus possíveis fornecedores sobre a disponibilidade de matérias prima e componentes, prazos de entrega desuprimentos e requisito para produção. As empresas também utilizam esse sistema para troca de informações com os distribuidores e expedidores a respeito de níveis de estoque andamento dos pedidos e prazo de entrega.


2- A cadeia de suprimentos

Cadeia de suprimentos e uma rede de organização e processos de negócios para selecionar matéria primas e transformá-las em produtos intermediários eprodutos acabados e distribuir os produtos acabados aos clientes e distribuidores.
A cadeia de suprimento interliga fornecedores instalações industrial centro de distribuição, varejista e clientes em diversas partes do mundo, com a finalidade de fornecer mercadoria e serviço desde a fonte ate o consumo final.
A mercadoria inicia com matéria prima em diversos pontos da cadeia à medida que semovimenta pela cadeia de suprimento são transformadas em produtos intermediários e produtos acabados que são enviados para os centros de distribuição e de onde e expedido para os varejista e clientes finais.
Os produtos devolvidos fluem na direção contraria do comprador para o vendedor.


3- Gerenciamento de cadeias de suprimentos e informações

A parte mais complexa de sistema de gerenciamentoda cadeia e o fluxo de informação, qual será a demanda do mercado capacidade de produção, estoque excessivo de produtos acabados ou alto custo de transporte, são causado por falta de informação ou informação imprecisa e extemporânea. Exemplo destas condições é excesso de estoque porque não sabem exatamente quando receberão a próxima remessa de fornecedores.
Os fornecedores podem fazer pedidosinsuficientes de matérias primas por que não dispõem de informações precisas a respeito da demanda de seus clientes.
Toda esta ineficiência pode gera prejuízo de ate 25% dos custos operacionais de uma empresa.
Mesmo sabendo que existem incertezas, contudo, em uma cadeia de suprimento. Por muitos eventos não podem ser previsto: demanda incerta, atraso na remessa de fornecedores peças ou matériaprima defeituosa ou pane no processo de produção. Para satisfazer os clientes os fabricantes muita das vezes lidam com a incerteza e eventos imprevisto mantendo grande quantidade de matéria primas e produtos acabados em estoque.
Um problema recorrente no gerenciamento da cadeia de suprimento e o efeito chicote, pela qual a informação da demanda por um produto e destorcida à medida que passa de umaentidade á entidade seguinte na cadeia de suprimento. Uma pequena elevação na demanda de um item pode fazer com diferentes membros da cadeia de suprimentos abarrotem o estoque para ter o suficiente só por precaução o efeito chicote pode ser controlado quando reduzem as incertezas sobre a demanda e a oferta, isso só ocorre quando todos os membros da cadeia de suprimento contam com informaçõesprecisas e atualizadas.
O sistema de gerenciamento da cadeia de suprimento oferece este tipo de informação, que pode ajudar os membros da cadeia a tomar decisões de compra e programação mais acertadas.

O efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das...
tracking img