Sindrome de klifelter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO LUCAS
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Acadêmico: Leandro S. Rosa.
Docente da disciplina PBIII: Ivanete Sarkoski Caminha.
Resumo: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Parecer CNE/CEB Nº: 7/2010 (pág. 10-15).

Dentro do complexo e dinâmico sistema que se engendra e se constitui a sociedade, inscreve-se a compreensãodo projeto de Nação, que compreende a educação nacional e a instituição escolar. O desafio à contemporaneidade é justamente asseverar o direito universal e inalienável à educação. Apenas partir da compreensão e efetivação da educação, o sujeito estará apto e habilitado a entender e exercer seu papel como cidadão em pleno gozo de todos os outros direitos inalienáveis do ser humano, em umadeterminada sociedade. A educação se torna processo, prática no qual se concretizam as relações sócias, e principalmente o instrumento principal da cultura onde se geram, se guardam ou se alteram saberes, valores e conhecimento.
Torna-se necessário, porém, problematizar a figura organizacional da instituição escolar, que tem falhado em responder as singularidades dos indivíduos que a compõem. Para isso,os fundamentos da escola devem ser a ética, liberdade, justiça social, pluralidade, solidariedade, sustentabilidade, de modo que o propósito seja o desenvolvimento pleno do sujeito, individual e socialmente, consciente de seus direitos e deveres e compromissado com a transformação social.
Para isso a instituição escolar precisa ser reinventada e revolucionada, de tal forma que priorize processoscapazes de criar indivíduos inventivos, participativos, cooperativos, capazes de intervir e problematizar as formas de produção e de vida.

2.1 Referências conceituais
A constituição brasileira prevê os princípios fundamentais que devem orientar a Nação. Dentre eles, encontram-se os princípios que dão as bases de sustentação ao
projeto nacional de educação, são eles:
I – igualdade decondições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas;
IV – respeito à liberdade e aos direitos;
V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII –valorização do profissional da educação escolar;
VIII – gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas de ensino;
IX – garantia de padrão de qualidade;
X – valorização da experiência extra-escolar;
XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Além das finalidades da educação nacional enunciadas na Constituição Federal(artigo 205) e na LDB (artigo 2º), que têm como foco o pleno desenvolvimento da pessoa, a preparação para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, deve-se considerar integradamente o previsto no ECA (Lei nº 8.069/90), o qual assegura, à criança e ao adolescente de até 18 anos, todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa, as oportunidades oferecidas para o desenvolvimentofísico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
A educação é um direito e um alicerce indispensável para o exercício e o gozo pleno da cidadania. Somente um indivíduo educado terá capacidade e condição efetiva de participação social ciente e consciente de seus direitos e deveres políticos, sociais, éticos e econômicos. A responsabilidade pela efetivação do educarexige corresponsabilidade estatal, familiar, profissionais da educação e comunidade.
Educar um indivíduo é também cuidar. E o cuidado consiste na solicitude e atenção para com o outro, bem como a responsabilidade e o interesse, sem perder a ternura. Por isso o processo educativo, não admite uma atitude parcial, fragmentada, baseada somente numa racionalidade estratégico-procedimental....
tracking img