Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







Curso: Ciências Jurídicas e Sociais

Disciplina: Responsabilidade Civil

Professor:

Aluno:













Porto Alegre, 12 de julho de 2011


















Introdução


O presente trabalho é apresentado de forma que visa contribuir com conhecimento, bem como esclarecer qualquer dúvida sobre o tema tratado. O tema a que merefiro trata-se do bullying, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Espero que o trabalho contribua em seu conhecimento.A Responsabilidade Civil dos Pais pelos Filhos e o Bullying

Flávio Tarttuce

O bullying é um fenômeno mundial que pode ser a causa de uma violência “sem explicação”, praticada por jovens de classe média e alta. É considerado bullying o ato de intimidar, amedrontar alguém em um ambiente de convivência. Isso se justifica em casa, no trabalho, na escola, na rua, ou entreoutros lugares, sendo eles públicos ou privados em que convivem crianças e adolescentes.
A prática do bullying não é de hoje, sendo que isso já ocorria desde a antiguidade, o que ocorre, é que agora há um incremento dos atos de violência, notadamente em ambientes em que eles não poderiam ocorrer.
Nas escolas, a prática de amedrontar/intimidar tem início a partir do momento em que acriança apresenta certa agressividade. Decorrem daí disputas físicas e o tom mais elevado da fala, seja em questões esportivas ou de outro lazer. Isso se dá também pela alteração hormonal. Essa questão se agrava no momento em que chega a adolescência, onde as relações dos jovens se tornam mais explosivas.
Pode ser definido por três comportamentos: comportamento é agressivo e negativo, ocomportamento é executado repetidamente e o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolve.


O bullying assume duas formas: o bullying físico/directo e o bullying social/indirecto (Marques, 2006). O bullying físico/directo chama-se assim porque se caracteriza pela violência de carácter físico, como bater e empurrar, sendotambém a prática mais comum dos rapazes. Por sua vez o bullying social/indirecto, assume esta definição por se voltar para a vertente psicológica, sendo mais praticado por raparigas e cujo objectivo principal é o de levar a vítima ao isolamento social, regra geral através de práticas como espalhar histórias maldosas, rejeitar, ofender e gozar com os aspectos socialmente significativos da vítima(Wikipédia, 2007; McCarthy, Sheehan, Wilkie e Wilkie, 1996:50).


O Bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social, surras, xingamentos, pegar o dinheiro do lanche ou o próprio lanche, obrigar a vítima a fazer algo que não quer, expor a vítima ao ridículo, humilhar a vítima diante dos demais colegas, entre outros fatores. O Bullying indireto éa forma mais comum em agressores (bullies) do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem: espalhar comentários; recusa em se socializar com a vítima; intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima; criticar o modo de vestir ou outros aspectossocialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc.).
As pesquisas dão maior ênfase ao bullying praticado nas escolas, visto que é mais comum e ocorre frequentemente. Esses casos ocorrem pelo fato de algumas crianças terem maior poder sobre outras, sendo este poder na questão de sabedoria, ou na questão de vigor físico, ou também pelo fato de sua família ter maior...
tracking img