Glicocalix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glicocálix

Se isolássemos uma célula de nosso corpo, notaríamos que ela esta envolta por uma espécie de malha feita de moléculas de glicídios (carboidratos) frouxamente entrelaçadas. As célulasde animais e vegetais são envoltas por uma camada de carboidratos ligados a proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios). Essa estrutura se encontra na parte externa da membrana plasmática eé proveniente (teve origem) do complexo de Golgi. Esta malha protege a célula como uma vestimenta: trata-se do glicocálix (do grego glykys, doce, açúcar, e do latim calyx, casca envoltório).
Aprimeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula, é conhecida como glicocálix. Ele pode ser compara a uma “malha de la”, que protege a célula das agressões físicas e químicas do meioexterno. Mas também mantem um microambiente adequado ao redor de cada célula, pois, retém nutrientes e enzimas importantes para a célula. O glicocálix é formado por moléculas de glicose externas à membranaplasmática.
O glicocálix pode ser classificado em rígido e flexível.
Glicocálix rígido
Também conhecido como membrana celulósica, aparece nas células vegetais, é mais protetor. Possui poros poronde circulam os plasmodesmas, estruturas que possibilitam o deslocamento de substâncias entre células vizinhas.
Glicocálix flexível
É menos protetor, ocorre em célula animal. É composta porglicoproteínas e mucopolissacarídeos. E desempenha diversas funções, tais como:
* Reconhecimento celular: permite que as células se identifiquem mutuamente e se unam umas às outras para formar ostecidos, bem como rejeitando células diferentes. A diferença está nas moléculas de carboidrato que compõem o glicocálix de cada tipo de célula.
* Proteção: essa estrutura confere proteção à célulacontra agressões químicas e físicas do ambiente externo. Além de reter enzimas e nutrientes, o que proporciona um meio propício em volta da célula.
* Barreira de difusão: o glicocálix funciona como...
tracking img