Bullying nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING NAS ESCOLAS



Tuanni Leiria De Oliveira

Professora Karina Tereza Felipi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED0431) Currículo: Teoria e Prática
14/12/12



RESUMO


O trabalho apresentado tem como objetivo, dar conhecimento do que é bullying nas escolas. O bullying ocorre em todas as escolas, independentemente de suatradição, localização ou poder aquisitivo do aluno. Pode se afirmar que está presente, de forma democrática, em 100% das escolas do mundo, públicas ou particulares. As brincadeiras ocorrem de forma natural e espontânea entre os alunos. Eles colocam apelidos uns nos outros, tiram sarros e dão muitas risadas. Mas quando isso se transforma em verdadeiros atos de violência e perversidade, ou quandoapenas alguns se divertem á custa de outros que sofrem, a brincadeira deixa de ser sadia e recebe o nome de bullying. Há várias formas de bullying como verbal, físico, material, psicológico, moral, sexual e virtual. A fobia escolar caracteriza-se pelo medo intenso de frequentar a escola, ocasionando repetências por faltas, problemas de aprendizagem e/ou evasão escolar. Quem sofre de fobia escolarpassa a apresentar diversos sintomas psicossomáticos e todas as reações do transtorno do pânico, dentro da própria escola; ou seja, a pessoa não consegue permanecer no ambiente onde as lembranças são traumatizantes. Além de apresentar qualidade de ensino, a boa escola não é aquela onde o bullyin necessariamente não ocorra, mas sim aquela que, quando ela existir, saiba enfrenta-lo com coragem edeterminação.

Palavras-chave: Bullying. Violência. Escola.



1 INTRODUÇÃO


Esse trabalho tem a finalidade de destacar que o bullying é de origem inglesa e que a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. Crianças e jovens vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem calados frente aocomportamento de seus ofensores.


Nem sempre e fácil identificar as vitimas, ou espectadores e os agressores de bullying, pois quase todos se recusam a falar a respeito. Dai a importância de saber destacar esse fenômeno que sempre existiu, mas que vem ganhando proporções assustadoras, a ponto de se tornar objeto de estudo no mundo inteiro.




O bullying pode ser adotado paraexplicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, proposital e sistemático. O bullying pode ser considerado o retrato de violência e da covardia estampadas diariamente em todo o mundo. Se pararmos para pensar, todos nos já sofremos de bullying em algum momento de nossa vida.




2 BULLYING, PERIGO NAS ESCOLAS


A palavra bullying ainda e pouco conhecido do grande publico.De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, e utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas.

Dentre esses comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadaspor um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis, isso significa dizer que de forma quase natural, os mais fortes utilizam os mais frágeis como mero objeto de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, sempre produz, alimenta e até perpetuamuita dor e sofrimento nos vitimados.

As vítimas típicas são os alunos que apresentam pouca habilidade de socialização. Em geral são tímidas ou reservadas, e não conseguem reagir aos comportamentos provocadores e agressivos dirigido contra elas.

Normalmente são mais frágeis fisicamente ou apresentam alguma marca que as destaca das maioria dos alunos: são gordinhas ou...
tracking img