Bsc balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Jociele Zitzke
Juliana Eliza Schuck
Taina Lopes

BALANCED SCORECARD

Santa Cruz do Sul, 01 de Novembro de 2012

SUMÁRIO
1 Introdução......................................................................................................03
2 Desenvolvimento............................................................................................04
2.1Sobre o BSC.............................................................................................04
2.2 Por que aplicar o BSC..............................................................................09
2.3 Benefícios.................................................................................................10
3 Estudo de CasoI............................................................................................12
Conclusão..........................................................................................................15
Referências........................................................................................................16





1 INTRODUÇÃO

As empresas passam por constantes mudanças em seu modelo de gestão, e visam abusca por diferentes alternativas que possibilitam sua adaptação no mercado reestruturando a sua administração, de modo que seu gerenciamento se torne eficaz, se adaptando a essas constantes mudanças do ambiente em que está inserido. Dentro dos vários modelos de sistemas de gerenciamento existentes, o BSC (Balanced Scorecard) é um dos que vem chamando muita atenção dos gestores preocupados com aadaptação de sua empresa ao mercado.
O BSC é uma ferramenta que se apresenta com eficácia no ato de medir estratégias e atingir a visão das organizações, que abrange um conjunto de indicadores de desempenho que possibilitam a estruturação de um sistema de administração.
Essa ferramenta equilibra as dimensões financeiras e não financeiras da empresa, o que permite o gestor monitorar a organizaçãocom o balanceamento da visão financeira, operacional e com a visão de longo prazo proporcionando aos gerentes um instrumento que necessitam para ter êxito competitivo futuro, além de utilizar recursos, capacidades estruturais, tecnológicas e humanas para atender as expectativas dos clientes. Quando bem definidas e alinhadas, as estratégias do BSC se tornam uma alternativa sustentável para aadministração das empresas.
Conforme Kaplan e Norton, (1993) “os objetivos e medidas do BSC são derivados da visão e estratégia da empresa e propõem uma estrutura para medir o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, aprendizado e crescimento, cliente e processos internos.”.

2 DESENVOLVIMENTO

Acadêmicos e executivos estudaram, pesquisaram e desenvolveram umnovo modelo que considera os objetivos em curto e longo prazos, medidas financeiras e não-financeiras, indicadores de performance e as perspectivas interna e externa do desempenho empresarial. Essa síntese foi feita por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School, e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, em 1992, no artigo The balanced scorecard – measures that driveperfomance (Balanced scorecard – medidas que impulsionam o desempenho) publicado na conceituada revista Harvard Business Review. Com a finalidade mostrar as desvantagens de usar apenas medidas financeiras para julgar o desempenho empresarial, incentivando as empresas a medir também fatores como qualidade e satisfação do cliente e de medir o desempenho organizacional em quatro perspectivas(financeira, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento).

É importante compreender que seu principal diferencial com relação aos outros sistemas de medição de desempenho “é reconhecer que os indicadores financeiros, por si mesmos, não são suficientes para a avaliação do desempenho empresarial, uma vez que só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não apresentando os...
tracking img