Absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Absolutismo.
O Estado absolutista surgiu na Europa ocidental no transcurso do século 16. Sua principal característica foi a centralização do poder político e militar nas mãos do monarca soberano (ou seja, um rei ou príncipe hereditário) rompendo, portanto, com a soberania piramidal e parcelada que caracterizava o vasto conjunto dos domínios dos senhores feudais no períodoprecedente.
Durante muitas décadas, o absolutismo foi tema de inúmeros debates acadêmicos, entre os cientistas sociais, que se preocuparam em desvelar a natureza social e histórica deste tipo de Estado.

O Estado Absolutista.
O Estado absolutista surgiu como resultado do processo de desagregação do feudalismo, no período final da Idade Média (séculos XIV e XV). Os laços de servidão que prendiam ocampesinato nas propriedades feudais foram gradualmente rompidos.
A difusão da produção e troca de mercadorias, advindas com o nascente capitalismo mercantil, ameaçaram desagregar por completo o trabalho servil e a unidade celular de opressão política e econômica que caracterizavam os domínios feudais. Foi um período de grandes revoltas camponesas que abalaram todo o continente europeu.
O poder danobreza feudal estava, portanto, seriamente ameaçado, e ela reagiu de modo a transferir todo o poder político e militar de que dispunha em seus domínios para uma cúpula centralizada, comandada por um único monarca.
Originou-se, então, o Estado absolutista, cuja função política permanente era reprimir as massas camponesas, esmagando qualquer resistência, e sujeitá-las a novas formas de dependência eexploração.
Os Estados absolutistas introduziram os exércitos regulares, as burocracias permanentes, os sistemas tributários e jurídicos modernos e estimularam a formação de um mercado consumidor interno unificado e a burguesia se adaptou à nova situação.

A Economia.
Eles beneficiaram o capital mercantil da mesma forma que os monarcas soberanos souberam tirar proveito da riqueza gerada pelamanipulação do capital financeiro e produtivo em posse da burguesia.
A economia do país era predominantemente rural, com ênfase na produção de trigo. Mais de 80% da população morava no campo, sendo constituída, em sua maioria, por camponeses pobres que, até 1861, vivam submetidos ao regime de servidão.
Mesmo depois da abolição legal da servidão, as condições de vida desses camponeses nãomelhoraram.
A Rússia, até os primeiros anos do século XX, era controlada pelo absolutismo czarista. Próximo aos moldes do absolutismo, o governo russo atrelou a economia nacional aos moldes do feudalismo (troca de mercadorias) e não promoveu condições necessárias para o estabelecimento de um parque industrial desenvolvido. Dessa maneira, o atraso econômico foi uma das primeiras delicadas questões quecontribuíram para a deflagração do processo revolucionário.

A Guarda Nacional.
A Guarda Nacional recebia as ordens de não deixar que o povo se aproximasse dos palácios e dos Czares, além de também ter ordens para acabar com qualquer tipo de manifestações que poderiam ocorrer ali, ou seja, eles tinham o dever de "manter a ordem", fazendo com que todos aceitassem a condição absolutista. OsCzares, também tinham uma guarda própria para defender a si mesmos.

O Poder Divino.
Em busca de bases ideológicas que conferissem legitimidade ao poder absoluto, os monarcas faziam derivar diretamente de Deus sua autoridade sobre os homens e as coisas incluídas nos limites de seus domínios. O direito divino concedia ao governante o poder temporal, enquanto o espiritual cabia ao papa. Cedo, porém, aexpansão das tendências absolutistas levou o monarca a pretender também a direção suprema do movimento religioso nacional. A igreja, com interesses universais e uma política própria, tornou-se uma rival capaz de contestar e limitar o poder absoluto do soberano.
Além disso, ao contrário das monarquias ocidentais que foram subjugados ao Papa, o governante do Império Russo era a autoridade...
tracking img