Bsc balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BALANCED SCORECARD

O Balanced Scorecard (BSC) originou-se de um estudo patrocinado pela KPMG intitulado “Measuring Performance in the Organization of the Future” motivado pela crença de que os métodos de avaliação de desempenho apoiados em indicadores contábeis e financeiros prejudicavam a capacidade das empresas de criar valor econômico para o futuro. Isso porque, monitorando indicadoresfinanceiros, as empresas estavam olhando para o passado e não para o futuro.
A idéia principal do Balanced Scorecard é traduzir a estratégia empresarial em indicadores para que todos os envolvidos (stakeholders) possam entender e implementar a estratégia adotada. Segundo Kaplan, Norton (1997) o BSC traduz a visão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que servede base para um sistema de medição e gestão estratégica. O Scorecard mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: Financeira, do Cliente, dos Processos Internos da empresa e do Aprendizado e Crescimento.

a) Perspectiva Financeira: A perspectiva financeira engloba indicadores que servem para sintetizar as conseqüências econômicas imediatas de ações consumadas. Ela serve como focopara os objetivos e medidas das outras perspectivas do Balanced Scorecard pois qualquer medida selecionada deve fazer parte de uma cadeia de causa e efeito em cujo topo estão as medidas da perspectiva financeira (é o caso da imensa maioria das organizações privadas). Kaplan, Norton (1997) ilustram bem a duplicidade de papéis dos objetivos e medidas financeiros afirmando que eles têm um duplo papela desempenhar: o primeiro é definir o desempenho financeiro esperado da estratégia e o segundo é servir como meta principal (orientação) para os objetivos e medidas das outras perspectivas do BSC.

b) Perspectiva dos Clientes: A perspectiva dos clientes permite a identificação de segmentos de clientes e mercados em que a empresa planeja competir. Para tal ela deve incluir medidas específicas daspropostas de valor que oferecerá aos clientes desses segmentos. Segundo Kaplan, Norton (1997), “as propostas de valor são os atributos que os fornecedores oferecem, através de seus produtos e serviços, para gerar fidelidade e satisfação em segmentos alvo” e possui três aspectos principais: (a) atributos dos produtos/serviços. (b) relacionamento com os clientes. (c) imagem e reputação. A partirdos fatores acima apresentados é que são oriundos os indicadores que ilustram as propostas de valor da empresa.

c) Perspectiva dos Processos Internos: A perspectiva dos processos internos identifica e mede os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência para oferecer propostas de valor capazes de atrair e reter clientes em segmentos alvo de mercado e satisfazer àsexpectativas que os acionistas têm de excelentes retornos financeiros. São considerados os processos contidos numa cadeia de valor.

d) Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: Segundo Kaplan, Norton (1997), a perspectiva do Aprendizado e Crescimento “desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional.” Os objetivos e medidas da perspectiva do Aprendizado eCrescimento identificam a infra estrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento, melhoria e aprendizado organizacional a longo prazo dentro de três categorias principais: (a) capacidade dos funcionários. (b) capacidade dos sistemas de informação. (c) motivação, iniciativa e alinhamento.

O Balanced Scorecard é mais do que um sistema de medidas táticas ou operacionais, ele é umsistema de gestão estratégica para administrar a estratégia a longo prazo pois a adoção da filosofia do Scorecard possibilita:

i ) Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;
i i ) Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas;
i i i ) Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas;
iv) Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED...
tracking img