Bsc - balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BSC - Balanced Scorecard
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar uma empresa no ramo de construção civil implantando o BSC (Balanced Scorecard) como uma ferramenta para a monitoração do desempenho no processo de tradução de sua estratégia em ações, mediante a integração de seus objetivos estratégicos com um sistema de indicadores de desempenho, composto não apenas de indicadoresfinanceiros. O material de apoio utilizado foram apostilas fornecidas no curso de ciências contábeis na Universidade Cidade São Paulo, revistas e livros, o desempenho do grupo sobre a empresa estudada foi através de site, catalogo e informações internas fornecida por funcionários.

1. INTRODUÇÃO
Falando um pouco da empresa estudada.
A Maxicabos trata-se de uma pequena empresa estruturada no ramo deconstrução civil existente no mercado a mais de 20 anos, começou as atividades com cabos de aço e acessório, implantou no seguimento as cintas de amarração e elevação de cargas, e conseguintemente a importação desses produtos, fechou parcerias e exclusividade com empresas chinesas e recentemente com empresa da índia, vem se fortalecendo com matérias de protensão como fios de arame e cordoalhas.
Aempresa tem um faturamento entre 2,5 a 3 milhões mensais, com a implantação do BSC podemos observar alguns indicadores de crescimento.
Nos últimos anos vem aumentando os quadros de funcionários, sendo o total de 29, alem dos representantes e parceiros por outros estados. Este ano a Empresa foi certificada ISO 9001; 2008 pela qualidade de atendimento e fornecimento de produtos.
O principalobjetivo é analisar e implantar o BSC, simulando um modelo de gestão aplicado trazendo resultado e estratégia de crescimento futuros.

2. BALANCED SCORECARD
O Balanced Scorecard (BSC) foi descrito pela primeira vez em um artigo publicado em 1992 na Revista Harvard Business Review por Robert S. Kaplan e David P. Norton, intitulado "The Balanced Scorecard measures that drive performance". Em adiçãoa medição do desempenho apenas em termos financeiros, o Balanced Scorecard (BSC) incorporou os esforços de uma organização visando a melhoria de seus processos internos, a valorização do seu cliente e o aumento de sua capacidade de aprendizagem e crescimento. O termo "scorecard" significa quantificar o desempenho através de indicadores e o "balanced" significa que o sistema proposto leva em contao balanceamento entre:
* objetivos de curto prazo e de longo prazo;
* indicadores financeiros e não-financeiros;
* indicadores de ocorrência ou medidas de resultado e indicadores de tendência ou vetores de desempenho;
* desempenho interno e externo.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que permite mapear a estratégia de uma organização em objetivos estratégicos eestes, em indicadores de desempenho distribuídos em quatro perspectivas a saber: FINANCEIRA, PROCESSO INTERNO, CLIENTE e APRENDIZADO E CRESCIMENTO. Estas perspectivas provêm relevante feedback sobre como o plano estratégico está sendo executado, bem como a definição de quais ajustes são necessários para a correção desta execução. A Figura 1 apresenta a estrutura de um Balanced Scorecard (BSC)contendo as quatro perspectivas citadas.

3. Empresa Maxicabos Comércio e Representações Ltda.
A Maxicabos é uma empresa fornecedora de cabos de aço e acessórios, cintas de amarração e elevação de cargas. Com seus 20 anos de existência tem o orgulho de contar a todos os seus parceiros que durante todo esse tempo vem desenvolvendo e aprimorando cada vez mais formas de trabalho que objetiva aqualidade, não só dos produtos, mas também em todos os setores, desde o primeiro contato até a finalização de suas negociações; a busca incansável na otimização do fornecimento de produtos de altíssima qualidade e preços competitivos.

4.1 Relatório sobre a empresa.
3.1.1 Missão
Fornecer cabos de aço e acessórios, cintas de elevação e amarração de carga em geral.
3.1.2 Visão...
tracking img