Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem e Sociedade

1. Diferença entre senso comum e ciência?
O senso comum baseia-se nas crenças, tradições, mídias, culturas etc.. São ideias criadas para explicar assuntos sem explicações, éfruto das experiências do cotidiano. Já a ciência por sua vez busca através do raciocínio e de pesquisa métodos experimentais para a comprovação das teorias.

2. O determinismo biológico emconfronto com a ideia de cultura.
Determinismo biológico é a ideia de que as causas de nossas características são determinadas por fatores hereditários, ou seja, as características de que um indivíduoapresenta são frutos dos genes. Entretanto não são estas características genéticas que serão determinantes em sua vida em comunidade, mas sim as características culturais que lhe serão transmitidas desdeo momento de seu nascimento por todas os comportamentos, palavras, gestos, crenças, que lhe passarem. Este será seu código cultural, o código de sua comunidade. Assim, mesmo que fosse um africano,com traços genéticos de sua raça africana, mas fosse criado por esquimós, absorveria a cultura esquimó. Desta forma, segundo a antropologia, não há determinismo biológico.

3. O que é cultura?A Cultura é o que diferencia o homem do animal, pois, segundo a Teoria da Evolução todos os seres viveram evoluções distintas e o homem não é um ser superior aos demais seres. O ser humano é apenasdiferente, pois em sua evolução criou a capacidade de simbolizar e assim de criar formas de comunicação. Ao simbolizar o homem cria um ciclo de transformações e modificações ao seu redor e estastransformações é a cultura em si. Na definição clássica de Tylor, Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento adquirido a partirdo convívio social. Somente o homem é capaz de produzir cultura. Todas as culturas criam o etnocentrismo.

* Evolução para Darwin e para Lamarck
Para Darwin a evolução se baseou na sua...
tracking img