Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é ?
O curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina com o objetivo de suprir a carência de docentes especializados na área da saúde etambém para formar cientistas em potencial, ou seja, pessoas que tenham familiaridade com métodos científicos e que possam, através desse conhecimento, desenvolver um plano de pesquisa dentro da áreabiomédica.
Existem, no momento, 25 escolas de Biomedicina no país, sendo que 12 delas se localizam em São Paulo. É importante ressaltar que apesar de todas elas possuírem o mesmo nome, os cursos podemapresentar diferenças. Isso porque a ênfase do curso se dá para áreas diferentes. A grande maioria das faculdades particulares direciona o curso para a formação de um profissional especializado em análisesclínicas. As universidades públicas estão mais preparadas para a formação de pesquisadores em diversas áreas como imunologia, fisiologia e genética. Isto não quer dizer que um aluno de faculdadeparticular não possa ingressar na área da pesquisa. Também as universidades públicas estão implantando as disciplinas necessárias para que o biomédico possa atuar em análises hematológicas ebromatológicas.
O curso tem duração média de 4 anos sendo que o último consiste em um estágio obrigatório que pode ser realizado em laboratório particular ou em laboratório da própria instituição de ensino, se elaestiver capacitada para tal. Não é difícil encontrar alunos que façam estágio mesmo nos anos anteriores da faculdade, já que os profissionais estão freqüentemente dispostos a "ensinar" as técnicasutilizadas em seu laboratório. Esses estágios podem ser remunerados através de programas de instituições de apoio ao ensino como FAPESP e PIBIC.
De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina oobjetivo de uma faculdade de Biomedicina deve ser: "apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor...
tracking img