Biografia de erik erikson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia Erik Erikson

Erik Erikson nasceu em 1902 na Alemanha e faleceu em 1994, aos 92 anos nos Estados Unidos.
Seu interesse pelo desenvolvimento humano começou a partir de suasexperiências infantis, ao sofrer na escola por ser diferente dos colegas (Erikson era alto e de olhos azuis pela ascendência nórdica) e por ser judeu.
Estudou com Anna Freud, filha de SigmundFreud, que elaborou importante teoria sobre a primeira infância. Com isto, recebeu o certificado de psicanalista da Sociedade Psicanalítica de Viena.
Mudou-se para os Estados Unidos em1933, e começou a trabalhar como professor e pesquisador na Universidade de Harvard e também atendendo crianças em seu consultório. 
Posteriormente, lecionou em outras importantesUniversidades americanas entre elas Berkeley e Yale.
Tendo pesquisado outras culturas (como a de Sioux e Yurok), elaborou uma das mais renomadas e conhecidas teorias do desenvolvimento humano,criticando a teoria psicanalítica de Freud.
De acordo com Erikson, o desenvolvimento psicossocial provém de “crises” – que momentos decisivos onde, de uma maneira ou outra, a mudança éinevitável.
A partir desta formulação, Erikson estabeleceu 8 tarefas psicossociais. Em cada uma delas, o ego ou eu atravessa a crise daquela fase, podendo enfrentar negativamente (o ego fica fragilizado) ou positivamnete (o ego fica mais forte e estável).  
E, para terminar esta biografia, citamos um trecho do livro Infância e Sociedade, (Childhood and society): 
“Os pais nãodevem ter apenas certos meios de guiar a proibição e a permissão, eles também dever ser capazes de representar para a criança uma convicção profunda, quase somática, de que existe umsignificado para o que eles estão fazendo. No fim das contas, as crianças se tornam neuróticas não por suas frustrações, mas pela ausência ou falta de um significado social nestas frustrações”.
tracking img