Erick erikson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INEQ
Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional




















Janaina Neves
Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento:
Turma - A12
Santa Luzia







Maio/2012
São Paulo - SP


Biografia
Erik Erikson nasceu a 15 de Julho de 1902, no início do século em Frankfurt, na Alemanha. Filho de pais Dinamarqueses, mas abandonado à nascença pelopai, foi educado por Theodor Homburger, um pediatra Judaico-Alemão, que pensava ser o seu verdadeiro pai.
Em 1927, Erikson enveredou pela docência, tornando-se a convite de um antigo colega de escola, professor numa escola que se distinguia pelo seu estilo muito progressivo. Neste local Erikson teve a oportunidade de ensinar, não só as matérias convencionais, mas algo que muito lhe agradava comoa pintura, o desenho e a história de diferentes culturas como a Índia e a esquimó.
Durante este período da sua vida Erikson começou a relacionar-se com a família Freud, muito especialmente com Anna Freud, com quem iniciou psicanálise e com quem ganhou o gosto do estudo da infância.
Durante este período da sua vida Erikson começou a relacionar-se com a família Freud, muito especialmente com AnnaFreud, com quem iniciou psicanálise e com quem ganhou o gosto do estudo da infância.
A partir desta altura Erikson começou a preocupar-se com o estudo da forma como o Ego ou a consciência operam de forma criativa em indivíduos considerados sãos.
Erikson faleceu em Maio de 1994.

A Teoria de Erik Erikson
A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson diz que o crescimento psicológicoocorre desde o nascimento até a morte. Para Erikson todas as pessoas passam por oito idades, cada idade caracteriza-se por tarefas específicas e pela experiência de determinado conflito. Cada idade contém duas vertentes, a vertentes positiva que é favoráveis as crises e a negativa que pode mudar a pessoa se obtiver essa vertente.

Erikson e os oito estágios
1ºidade (0-18meses): Confiança xDesconfiança
2ºidade (18meses-3nos): Autonomia x Dúvida e Vergonha
3ºidade (3-6anos): Iniciativa x Culpa
4ºidade (6-12anos): Indústria x Inferioridade
5ºidade (12-18anos): Identidade x Difusão ou Confusão
6ºidade (18-30anos): Intimidade x Isolamento
7ºidade (30-60anos): Generatividade x Estagnação
8ºidade (após os 65anos): Integridade x Desespero

1º Idade (0-18meses):
Confiança xDesconfiança
Este estágio é marcado a partir da relação que o bebê estabelece com a mãe o que é ter ou não confiança. Corresponde a fase oral freudiana.
Vertente Positiva: Se a mãe transmitir confiança e segurança à criança esses sentimentos refletirão no futuro relativamente aos outros e ao meio.
Vertente Negativa: Se a mãe não transmitir confiança e segurança à criança, as suas expectativas o bebêvai desenvolver medos e inseguranças relativamente aos outros e ao meio.




2º Idade (18meses-3 anos)
Autonomia x Dúvida e Vergonha

Neste estádio, a criança esforça-se por adquirir independência e autoconfiança. Se a criança for encorajada, desenvolve autonomia e auto-suficiência e, se for muito protegida e controlada, desenvolve um sentimento de vergonha em se expor, de duvida emrelação da aprovação das outras pessoas. Corresponde à fase anal freudiana.
Vertente Positiva: é importante a criança sentir-se protegida no sentimento de auto-suficiência.
Vertente Negativa: as crianças ao terem falta de independência, desenvolvem um sentimento de dúvida e vergonha.

3º Idade (3-6anos):
Iniciativa x Culpa
Neste estádio as crianças quando tomam iniciativa de aprender edesenvolver tarefas e lida com o auto controle, e sentem prazer quantos obtêm sucesso. Já se não conseguirem lidar com o seu auto controle a criança sente-se culpada e comporta-se segundo o seu desejo.
Vertente Negativa: As crianças neste estádio quando sentem o sentimento de culpa pelo que fizeram ficam a pensar no que ao deviam ter feito.
Vertente Positiva: é neste estádio que as crianças tem a...
tracking img