O desenvolvimento infantil segundo erick erikson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESABROCHAR DA PERSONALIDADE

Durante a infância, a criança passa por etapas onde suas potencialidades físicas e emotivas são desenvolvidas. Até os seis anos, ela já adquiriu suas própriascaracterísticas.
A formação da personalidade, alem da genética e hereditariedade, é influenciada também pela socialização que teve, o que torna o processo de amadurecimento obras dos pais ou daqueles queos substituem.
Erick Erickson, estudioso da psicologia do desenvolvimento, acredita que todo amadurecimento humano acontece através de crises, que não constituem indicio de patologia ou desajustes,mas são úteis na formação da personalidade.
Entre as crises evolutivas ou psíquicas, há:
* Desconfiança x Confiança: o bebe que tem uma mãe segura, se tornará uma criança segura;
* Autonomiax Vergonha: quando a primeira produção independente da criança (as fezes) é recriminada como algo feio ou ruim, a criança relaciona tal idéia com as demais coisas que produz, como se todas fossemruins. E desenvolve um sentimento de vergonha
* Iniciativa x Inferioridade: que será definida diante da resolução das crises anteriores.
Cada etapa prepara para uma seguinte, tornando o individuoapto para novas exigências.
Uma das conseqüências do conhecimento é a diminuição da ligação dos pequenos com os adultos. A medida que se aprimora sua capacidade de perceber os próprios recursos,torna-se mais capaz de cuidar de si mesmo.
No intuito de garantir sua função, os pais acabam fazendo coisas que a criança já poderia realizar sozinha. Assim, o anseio pela independência da criança acabapor ser entendido como desobediência ou agressão. Isso impede a criança de realizar novas descobertas.
É importante que, desde pequenos, os indivíduos aprendam ate que ponto podem fazer certascoisas sozinhos, pois o ser humano nunca é totalmente independente. Ele é um ser social precisa da colaboração dos outros.
Uma das características marcantes da criança de dois a seis anos é o...
tracking img