Sistemas multimedia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tal como o seu nome indica, o termo multimédia refere-se a tecnologias que apresentam informações digitais das respectivas fontes até ao destinatário, conciliando pelo menos um tipo de media estático, como por exemplo, as fotografias, textos ou gráficos, com um tipo de media dinâmica como os vídeos, áudios e animações. O conceito de sistema multimédia indica que esta integração de diferentestipos de dados é feita, simultaneamente, com o auxílio de recursos de hardware e software, ou seja, através de um computador, capaz de manipular informação digital.

Mas, uma das principais características da multimédia é a possibilidade da interatividade entre os sistemas multimédia e os utilizadores. Para que isso seja possível é necessário que os sistemas multimédia interativos possuam interfacesque permitam que os utilizadores possam controlar e interagir com os respectivos sistemas interactivos. Ecrã táctil, rato, teclados ou qualquer outro periférico, são interfaces que permitem o utilizador realizar ações de interação com a máquina e controlar a informação apresentada.

Considero, portanto, que a multimédia e a interatividade caminham lado a lado, estabelecendo deste modo orelacionamento entre o utilizador e os sistemas e aplicações multimédia, ou seja, existindo assim uma comunicação mútua. Contudo, convém referir que nem todos os sistemas multimédia implicam interatividade por não possuírem interfaces capazes dessa interação entre utilizador e sistema multimédia. Vejamos o exemplo do visionamento de um filme ou de um programa de televisão onde o utilizador não temqualquer controlo na apresentação da informação sendo apenas um espectador passivo da informação ou imagem que lhe está a ser apresentada, ou seja, não consegue manipular ou alterar a informação que está a chegar até ele.



Já com os sistemas multimédia interativos o utilizador pode alterar, manipular e personalizar a forma como é feita a apresentação da informação. Para uma personalização daapresentação existe quatro graus de personalização, que são:
 O instante de tempo em que a apresentação se inicia.
 A ordem, ou sequência, pela qual os vários itens de informação são apresentados.
 A velocidade a que os itens de informação são visualizados.
 A forma da apresentação, mas apenas num sistema multimédia.

Para melhor caracterizar cada um destes quatro graus de personalizaçãovou dar o exemplo da televisão digital interativa que, actualmente, é um dos sistemas multimédia interativos mais conhecidos de grande parte da população. Um utilizador que tenha a televisão digital interactiva possui uma caixa contendo hardware e software instalado, muito idêntico a um computador, possuindo também um comando á distância que lhe permite interagir com o conteúdo que lhe éapresentado.

Assim, o utilizador pode decidir o inicio da apresentação, considerando desta forma o primeiro grau da personalização da apresentação, pode depois decidir a sequência e o próprio esquema em que a informação vai ser apresentada, tendo assim o segundo grau da personalização, pode-se também determinar o ritmo e a velocidade da apresentação controlando também as repetições, interrupções,avanços e recuos, podendo sempre retomar a informação onde parou da ultima vez, e por último o utilizador pode alterar a forma de apresentação como alterar a cor e a imagem de fundo, decidir se quer letras pequenas ou grandes, etc., considerando desta forma o terceiro e o quarto grau da personalização da apresentação. Demonstra-se assim, de uma forma bastante elucidativa a relação existente entre ainteratividade e os quatro graus da personalização da apresentação classificando-os no primeiro nível de interatividade, referindo apenas que para a mesma ser interativa basta apresentar um dos graus da personalização e não necessariamente os quatro graus em simultâneo.

Classifica-se a interatividade em três níveis, sendo que estes quatro graus da personalização da apresentação, como referi,...
tracking img