Bicicletando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 131 (32592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TIRADENTES
Pró-Reitoria Adjunta de Graduação - PAGR CURSO ARQUITETURA E URBANISMO

FELIPPE CÉSAR OLIVEIRA SANTANA

BICICLETANDO: A TRANSFORMAÇÃO URBANA ATRAVÉS DO TRANSPORTE HUMANO.

Aracaju 2008

FELIPPE CÉSAR OLIVEIRA SANTANA

BICICLETANDO: A TRANSFORMAÇÃO URBANA ATRAVÉS DO TRANSPORTE HUMANO.

Monografia apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniversidadeTiradentes – UNIT, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel.

ORIENTEDORA: Dra. ANA MARIA DE SOUZA MATINS FARIAS CO-ORIENTADORA: ARQ. CAROLINA A. VASCONCELOS

Aracaju 2008
1

FELIPPE CÉSAR OLIVEIRA SANTANA

BICICLETANDO: A TRANSFORMAÇÃO URBANA ATRAVÉS DO TRANSPORTE HUMANO.

Monografia apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes – UNIT,como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel.

Aprovada em ______ / ______ / ______

Banca Examinadora:

________________________________________________________ Ana Maria de Souza Martins Farias ________________________________________________________ Ricardo Soares Mascarello

________________________________________________________ César Henriques de Matos

2

Dedico estetrabalho a meus pais e irmãos, a Carolzinha e a todos os Cicloativistas.
3

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente, para a conclusão deste trabalho. Em especial a meus pais, José Bonifácio e Maria Rita Santana, pela minha existência, caso contrário seria impossível a efetivação do trabalho. E apesar de nenhum dos dois utilizar a bicicleta, osdebates sobre mobilidade dentro de casa foram bastante enriquecedores para o conhecimento pessoal. A minha orientadora Ana Maria, por acreditar no potencial do tema desde a nossa primeira conversa e por ter me acompanhado até os momentos finais. A Carolina A. Vasconcelos, minha co-orientadora e amiga. Por estar comigo em todos os momentos, desde quando eu ingressei na universidade até o momento desaída. Acompanhou toda a fase em que a bicicleta e o cicloativismo começou a fazer parte da minha vida, se deixando levar juntamente pela paixão pela “magrela”, e mais, acreditando que a mobilidade a propulsão humana é capaz de transformar toda uma sociedade para melhor, mais humana, igualitária e respeitando a natureza. Sem ela, o trabalho não teria metade da qualidade apresentada. A José Waldson(Sinhu), o cara que me fez perceber que de bicicleta não existem distâncias que não possam ser superadas. A Rafael França, a quem conheci recentemente, por todo o apoio me dado lá na SMTT quando eu levantava a bandeira da bicicleta e nunca fui levado a sério. Aos meus irmãos, Julio e Isabella Santana, que acreditam no que faço e torcem para que meus sonhos se realizem. Aos meus tios, Márcia e AntonioStarteri, pelo apoio e por também acreditarem no que faço. Aos professores César Henriques, Fernando Márcio e Ricardo Marcarello, pelo apoio e amizade construída dentro da universidade. A todos os cicloativistas do Brasil, especialmente: André Pasqualini, Daniel Moura, Delano, Eduardo Green, João Guilherme, Thiago Benicchio, Thiago Massas, Uirá Lourenço, Vinicius Vianna, Zé Lobo, Zé Mauricio,Yuriê Baptista e toda a galera que participa das bicicletadas (critical mass) pelo Brasil e mundo afora.
4

A Arturo Alcorta, pela elaboração dos textos disponíveis em seu site (www.escoladebicicleta.com.br), foi de grande valia, pois não existem muitos relatos sobre a bicicleta no Brasil, e por levantar a bandeira da bicicleta a muito tempo. Ao Ciclo Urbano, Transporte Ativo, Via Ciclo, UCB, Clubede Cicloturismo, Rodas da Paz e todas organizações, entidades e pessoas físicas ou jurídicas que estão a frente na luta por uma cidade mais humana através da bicicleta. A todos meu amigos e colegas especialmente a: Alex Pro-X, Alex Spirro, Ângelo Botelli, Aquino neto, Arthuro Paganini, Beatriz Spagnuolo, Clayton, Djalma, Danilo Sobral, Epifânio, Fabiana Lisboa, Gladys Acácia, Gustavo, Hugo...
tracking img