Bicicleta:considerada parte do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

BICICLETA: UM VEÍCULO ALTERNATIVO CONSIDERADO PARTE DO TURISMO

Alessandra Ramos[1]
Enilson Almeida[2]

RESUMO

A bicicleta como instrumento de pesquisa direcionou o foco para avaliação e desenvolvimento do estudo deste modal, por este ser um veículo alternativo que pode contribui para locomoção da sociedade local e turistas. É importante ressaltar que otexto também descreve o tipo de perfil do publico que busca utilizar a bicicleta como meio de transporte estes estão optando na utilização desta modalidade, em cidades indutoras do turismo que indiquem o cicloturismo como uma opção de conhecer melhor o espaço visitado. Assim o artigo propõe informação sobre os aspectos da bicicleta e sua importância como um instrumento benéfico para revelação daqualidade de vida tanto para os turistas como para as comunidades envolventes.

Palavras-chave: Veículo alternativo; Bicicleta; Cicloturismo.

1 INTRODUÇÃO

Em um mundo onde pessoas são vítimas de toxicação, devido a grandes poluições exaladas por veículos automotores, tendo também um grande agravante no fluxo do transporte causando grandes congestionamentos, quilométricos, e odemasiado custo para aquisição de um automóvel. A bicicleta surge como uma solução para muitos problemas sociais: para diminuição dos gases poluentes, dos congestionamentos, e o acesso a este meio de transporte, pois é um equipamento de fácil aquisição.
Tendo em vista este relevante equipamento veicular, o presente artigo teve como objetivo avaliar a importância da utilidade da bicicleta comomeio de transporte no turismo, através de pesquisas em livros, revistas e diversas fontes no meio eletrônico. Considerando este instrumento de pesquisa como um veículo alternativo que compõe o transporte turístico. O texto contém conceitos de: turismo; sistema de transporte; bicicleta; especificações relacionado ao veículo leve; sua importância no mundo; no turismo; e nos grandes centros urbanos.Apresenta modelo de infraestrutura ideal para ciclo como a ciclorede, por fim exibe o cicloturismo uma atividade turística pouca difundida no Brasil, mas possui uma importância fundamental para o desenvolvimento tanto do transporte como do turismo.
Levando as considerações dos valores conceituais da bicicleta e do turismo, em relação sócio cultural e econômica percebe um desenvolvimentode uma nova segmentação turística.

2 CONCEITOS

O turismo é uma atividade multifacetada, neste apresenta-se relacionado com o transporte rodoviário a bicicleta, por isso a seguir abordaremos alguns conceitos do turismo, do sistema de transporte, os significados relacionado ao veículo leve a bicicleta, e ainda alguns critérios relacionado ao uso deste.

2.1 TURISMOTurismo é uma atividade muito complexa, muitos estudiosos tem uma definição que varia um do outro, a Organização Mundial do Turismo, define turismo como “deslocamento para fora do local de residência por período superior a 24 horas e inferior a 60 dias motivados por razão não econômica” (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO apud IGNARRA,1999, p.23).
Partindo para outro conceito de turismo pode-seutilizar a definição sugerida por Torres, onde o “turismo pode ser pensado como sendo as inter-relações e fenômenos resultantes de viagens e estadias temporárias de pessoas com o objetivo primordial de lazer ou recreação” (PEARCE apud TORRES).
Na diferença de conceitos entre Torres e a Organização Mundial do Turismo, nota-se que o segundo define um período mínimo e o máximo paracaracterizar um turista, no entanto, o primeiro não deixa explícito o tempo de permanência no local visitado.
Sendo assim entende-se que turismo é realizar viagens, é deslocamento de pessoas de um lugar para outro, é conhecer lugares diferentes, é apreciar as belezas naturais ou artificiais, é está no seu momento de lazer.
O turismo é um fenômeno social já praticado desde as antigas...
tracking img