Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Educação Cristã
Professor João Ferreira
Aluna: Waniere Andrade Araújo
Disciplina: Introdução à Filosofia
Data: 19/05/2010

Questionário da Página 49


1-Diga quais foram os quatrograndes períodos da história da Filosofia, destacando a marca específica de cada um deles.

Filosofia antiga: Nesse período destaca-se o surgimento da Filosofia e o seu desenvolvimento pelos gregos,especialmente, pelos Romanos. Em geral, ela é partida, tomando-se Sócrates como referência. Assim, há o período Pré-socrático e o Pós-socrático. Destacam-se Também Platão e Aristóteles.
Filosofia Medieval:Estende-se até aproximadamente o século XVI, quando ocorre a Renascença. Ela está principalmente subordinada a Igreja Católica, e seus representantes principais são Agostinho e Tomás de Aquino.Filosofia Moderna: Vai do final da Idade Média ao fim do século XIX. Há propostas de que seja dividido em Filosofia da Renascença e Filosofia Moderna. Predomina na Filosofia Moderna idéia de conquistacientífica e técnica de toda realidade a partir da explicação mecânica e matemática do Universo e a invenção das máquinas, nas palavras de Marilena Chauí. Seus representantes mais destacáveis foram Galileu,Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Locke, Hume, Newton e Kant.
Filosofia Contemporânea: Talvez a característica externa mais saliente da filosofia contemporânea seja a disparidadede enfoques, sistemas e escolas, face ao desenvolvimento, de certo modo mais uniforme e linear, da filosofia moderna (racionalismo, empirismo, Kant, idealismo hegeliano). Para esta proliferação depontos de vista e de escolas, contribuíram, em grande medida, factores sócio-culturais, como: a crise contemporânea dos sistemas políticos, o avanço espectacular das ciências naturais e lógico-formais eo desenvolvimento das ciências humanas, cujos métodos e resultados tiveram repercussões e consequências de interesse no campo e nos problemas da filosofia (psicanálise, estruturalismo).


1-...
tracking img