Avaaa

3546 palavras 15 páginas
1) De que maneira o período histórico influencia a literatura? Explique usando como exemplo a 2° geração modernista. R: A queda da bolsa de valores, tornando o Brasil um pobreza, muitas pessoas passado fome. A segunda Guerra mundial, voltaram a escrever os poemas para o lado sentimentalista. 2) Analisando as características da poesia da 2 geração modernista, você diria que ela retoma alguns aspectos da tradição, os quais foram negados pela geração de 22? Explique e exemplifique.
R: A literatura, ao mesmo tempo combativa e alegre, da 1ª fase do modernismo (1922 a 1930) fizera escola. Por toda parte surgiram seguidores que incorporaram, especialmente, as inovações formais, dando às suas obras um caráter inegavelmente moderno e, também, nacionalista. Mas os tempos mudaram, o cenário já não era o mesmo, outras preocupações no ar. E como sempre acontece, a literatura ia mostrando, em suas páginas, essas transformações, as inquietações desse novo tempo. A 2ª fase do modernismo abrangerá o período que vai de 1930 a 1945. O período teve início logo depois da quebra da bolsa de Valores de Nova Iorque, provocando aqui muitas falências, desemprego, crise na cafeicultura, paralisações de fábricas, enfim, uma pobreza generalizada.
Além da crise econômica, sobreveio uma crise política, institucional, enterrando de vez a República Velha (do café-com-leite). Estourou a Revolução de 30, levando Getúlio Vargas a um governo provisório, apoiado pela burguesia industrial. Em 1932, em São Paulo, surge uma tentativa contra-revolucionária, apoiada pela oligarquia cafeeira, mas sem êxito. Cresce uma disputa entre setores de esquerda e de direita, assustando a sociedade. Getúlio Vargas aproveita-se do clima de instabilidade e inicia sua ditadura em 1937. O chamado Estado Novo se manterá até 1945, quando Getúlio renuncia. Também na Europa havia um clima de crescente nacionalismo autoritário com Mussolini, na Itália; Hitler, na Alemanha; Franco, na Espanha; e Salazar, em

Relacionados

  • avaaa
    1232 palavras | 5 páginas
  • AVAAA
    281 palavras | 2 páginas
  • trabalho de historia
    548 palavras | 3 páginas