Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE MARKETING DA EMPRESA BICICLETANDO LTDA

Sumário Executivo

O objetivo deste Plano de Marketing é definir ações que promovam a fidelização de clientes da empresa Pedalando & Cia, valendo-se do pioneirismo da atitude de buscar a fidelização de clientes, em um ramo onde não se pratica o marketing de relacionamento na cidade do Rio de Janeiro.

Ao perceber a oportunidade da segunda vendae da rotatividade de seus clientes, a Pedalando & Cia. decidiu pela busca de um Plano de Marketing que, através da fidelização de seus clientes pelo Marketing de Relacionamento, aumentasse seu market share.

Descrição da Empresa
Fundada em 2007, a Pedalando & Cia é uma empresa nacional, situada no Cento de Curitibana. Atua no setor de esportes, oferecendo produtos e serviços parabicicletas, promovendo eventos de corridas e encontro de ciclistas pelos bairros de sua cidade.
A empresa vende produtos e serviços na loja física ou através dos sites www.pedalandoecia.com.br ou
www. pedalando.com .
Possui contratos estabelecidos com as principais academias de Curitiba, tais para as quais oferece serviços de manutenção de bicicletas ergométricas.
Mensalmente anuncia seus produtos epromoções no jornal Gazeta do Povo, além de publicar esporadicamente promoções em jornais de bairro.


Análise do ambiente

Fatores Econômicos
Os gastos com saúde e bem-estar têm aumentado, em função do aumento da renda do trabalhador carioca e do otimismo da população com relação à tendência de normalização da economia.
A recente crise na economia mundial afetou a sensibilidade doconsumidor com relação a preço, o que aumentou a pesquisa de preço no momento da compra, tornando este um fator um decisor na escolha do fornecedor do produto.

Fatores Sócio-culturais
A população consumidora de produtos esportivos na cidade de Curitiba, está centralizada na região Zul e Oeste.
92% possui Ensino Médio completo, 63% possui terceiro-grau incompleto e 35% possui terceiro-grau completoou especialização.

As três principais ocupações são: profissionais liberais, estudantes e comerciários.
A procura por esportes aeróbicos é de 72% para o sexo feminino. A procura por esportes de luta ou competição é de 98% para o sexo feminino.

Fatores Políticos/legais
O Ministério do Esporte regulamenta o setor, além de Confederações e Associações específicas para cada esporte.
Ocomércio de produtos, além das regulamentações e orientações destes órgãos reguladores, é regida pelo Código de Defesa do Consumidor e Código Civil.

Fatores Tecnológicos
A tendência tecnológica varia conforme o tipo de esporte. Para o ciclismo, há a tendência pelo uso de fibra de carbono para competições não profissionais.

Concorrência
Os concorrentes se assemelham nas tendênciastecnológicas, ponte das empresas e pontos de venda.
Os principais concorrentes da

Pedalando & Cia são:
Ponto Frio, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Casas Bahia que ofertam diversos produtos de diferentes segmentos.
Posicionamento: “ Possui diversas lojas físicas e também vende através do site

Fatores Internos

A Pedalando & Cia conta com uma estrutura físicapequena na loja, limitando-a a expor menos modelos do que possui de variedade para venda. A metragem de 35 m quadrados e a disposição dos produtos pela loja impedem que seus clientes circulem de forma livre.
A equipe de 8 funcionários é inadequada por não contar com um responsável pelas ações de marketing desenvolvidas nos eventos de encontros e competições esportivas.
Possui forte climaorganizacional, onde o ambiente percebido é harmônico e a empresa é tida pelos funcionários como “parte da família”.
Ainda sobre seu quadro funcional, possui um sub-gerente de loja com 1 ano e meio de experiência e com formação em marketing e especialização em eventos.
O sistema de controle de estoque é ultrapassado e não tende a todas as necessidades de controle identificadas.
Possui receita mensal de R$...
tracking img