Plano de marketing empresa bicicletas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE MARKETING DA EMPRESA BICICLETANDO LTDA

ALUNO: RENATA NOGUEIRA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Marketing de Relacionamento, do curso de Marketing, turno noite, da Universidade Estácio de Sá

Sumário Executivo

O objetivo deste Plano de Marketing é definir ações que promovam a fidelização de clientes da empresaBicicletando LTDA, valendo-se do pioneirismo da atitude de buscar a fidelização de clientes, em um ramo onde não se pratica o marketing de relacionamento na cidade do Rio de Janeiro.

Ao perceber a oportunidade da segunda venda e da rotatividade de seus clientes, a Bicicletando LTDA. decidiu pela busca de um Plano de Marketing que, através da fidelização de seus clientes pelo Marketing deRelacionamento, aumentasse seu market share.

Descrição da Empresa

Fundada em 2007, a Bicicletando LTDA é uma empresa nacional, situada no shopping Rio Sul, na região sul da cidade do Rio de Janeiro. Atua no setor de esportes, oferecendo produtos e serviços para bicicletas, promovendo eventos de corridas e encontro de ciclistas pelos bairros de sua cidade.

A empresa vende produtos eserviços na loja física ou através dos sites www.bicicletando.com.br ou www.bicicletando.com .

Possui contratos estabelecidos com as principais academias do Rio de Janeiro, tais como: A! BodyTech, Academia da Praia e Companhia Atlética, para as quais oferece serviços de manutenção de bicicletas ergométricas.

Mensalmente anuncia seus produtos e promoções no jornal O Globo, além de publicaresporadicamente promoções em jornais de bairro.

A empresa vale-se da marca de seu sócio Paulo Roberto, ator conhecido pelo público das novelas da rede Globo, que é também o garoto propaganda da marca Bicicletando.

Análise do ambiente

Fatores Econômicos

Os gastos com saúde e bem-estar têm aumentado, em função do aumento da renda do trabalhador carioca e do otimismo da população comrelação à tendência de normalização da economia. Pesquisas do IBGE indicam o crescimento de 13% previsto para o setor de esporte no próximo ano.

A recente crise na economia mundial afetou a sensibilidade do consumidor com relação a preço, o que aumentou a pesquisa de preço no momento da compra, tornando este um fator um decisor na escolha do fornecedor do produto.

FatoresSócio-culturais

A população consumidora de produtos esportivos na cidade do Rio de Janeiro, está centralizada na região Zul e Oeste.

92% possui Ensino Médio completo, 63% possui terceiro-grau incompleto e 35% possui terceiro-grau completo ou especialização.

As três principais ocupações são: profissionais liberais, estudantes e comerciários.

A procura por esportes aeróbicos é de 72%para o sexo feminino. A procura por esportes de luta ou competição é de 98% para o sexo feminino.

Fatores Políticos/legais

O Ministério do Esporte regulamenta o setor, além de Confederações e Associações específicas para cada esporte.

O comércio de produtos, além das regulamentações e orientações destes órgãos reguladores, é regida pelo Código de Defesa do Consumidor e CódigoCivil.

Fatores Tecnológicos

A tendência tecnológica varia conforme o tipo de esporte. Para o ciclismo, há a tendência pelo uso de fibra de carbono para competições não profissionais. A pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no segmento é liderada pela empresa indiana Bulitones.

Concorrência

Os concorrentes se assemelham nas tendências tecnológicas, pontedas empresas e pontos de venda.

Os principais concorrentes da Bicicletando são:

Bike On Line

Oferta de diversos produtos esportivos, desde vestuários passando por DVD`s e livros até equipamentos.
Não há loja física.
A venda ocorre somente através do site www.bikeonline.com.br .

Ponto Frio

Oferta diversos produtos de diferentes segmentos....
tracking img