Bandeiras paulistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA A – 11º ANO

AS BANDEIRAS PAULISTAS

Enquanto o litoral do Nordeste cresce, inicia-se a grande aventura de desbravamento dos segredos do interior. São os seus agentes os paulistas que apartir do planalto de Piratininga desde bem cedo partam a desbravar os sertões. De início tratava-se de expedições guerreiras, com o propósito de escravizar aborígenes e assim garantir a sobrevivênciado pequeno núcleo urbano de São Paulo, necessitando de mão-de-obra. Ao mesmo tempo afastavam-se os mais aguerridos dos grupos de indígenas inimigos. Pode falar-se de bandeirismo defensivo. Mas, emseguida, a penetração para o interior, em busca de escravos e de metais preciosos, vai passar a ser bem mais ambiciosa e de raio mais amplo. Será, assim se quiser, um bandeirismo ofensivo.
Parasuportar as expedições, constituíam-se sociedades comerciais. No regresso as presas eram distribuídas pelos investidores, à proporção dos capitais empregues. O trabalho dos expedicionários era remunerado emnúmero de peças, segundo o que constava dos contratos. Os escravos serviam para as lavouras dos que as tinham ou para venda.
Captura de escravos. Quando “vão ao sertão é a buscar índios forros,trazendo-os à força e com enganos para servirem deles e os venderem com muito encargo de suas consciências. E é tanta a fome que disto levam que, ainda que de caminho achem mostras ou novas de minas, nãoas cavam nem ainda as veem ou demarcam”, é crítica de Frei Vicente do Salvador (liv. I, cap. V, 63). Mas a busca do ouro não foi abandonada. Os paulistas continuavam a obter algum ouro de aluvião nassuas entradas. O que era sabido. No entanto, não se tinham encontrado jazidas que justificassem instalações permanentes de mineração. Embora a busca dos metais preciosos não deixasse de estar na mirados que partiam para os sertões, não era esse normalmente o principal objetivo das expedições.
(…)
Naturalmente a expansão orienta-se para as terras onde abundavam os índios, que eram as do caminho...
tracking img