PROJETO HISTORIA NSantiago

1230 palavras 5 páginas
PEDAGOGIA

PROJETO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I:
HISTÓRIA

Autor:
Norberto Santiago

São José do Rio Preto – 2014

Projeto: Ensino Fundamental I
História
História das organizações populacionais

Tema: O Bandeirante: herói ou bandido?!
Este projeto visa sensibilizar os alunos em relação às noções de história sobre o movimento dos bandeirantes e suas representações, tanto positivas quanto negativas, e à criação do mito do Bandeirante como “ancestral“ do povo paulista.

Justificativa
A capital paulista, vários municípios da região metropolitana de São Paulo e até mesmo várias outras cidades não só do interior paulista, mas também do interior do Brasil, foram no passado caminhos abertos pelos bandeirantes, em um Brasil selvagem, que se tornaria gigante pela natureza desbravadora e destemida destes bandeirantes, que aparecem como vilões e também como heróis. É fundamental que os alunos tomem conhecimento da construção da memória mitificada dos bandeirantes paulistas e entendam o porquê dessa construção pensando nas razões que levaram os paulistas a construir esta memória mostrando o bandeirante com traços europeus, mesmo que a grande maioria dos paulistas era mameluca, isto é, descendentes de portugueses e índias: os bandeirantes tinham traços e cor significantemente indígenas.

Situação problema
O Noroeste Paulista foi primeiramente o meio ambiente dos indígenas, na sua maioria Tupi-guarani, que habitavam essas terras há mais de 10 mil anos. Depois vieram os Bandeirantes, os Jesuítas, os escravos africanos e, mais recentemente, a partir do final do século XIX, imigrantes europeus e nordestinos, para trabalhar na lavoura do café, que fez a riqueza da região e consequentmente financiou a industrialização de São Paulo. Várias rodovias da região levam os nomes de bandeirantes e várias cidades foram fundadas por causa ou pelos bandeirantes, por isso é importante conectar o aluno com a história de sua região para que ele perceba a

Relacionados