Bacillus cereus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da doença: Diarréia
Nome da bactéria: Bacillus Cereus
Fonte: solo, cereais e grãos, farinhas e hortaliças
Contaminação: A contaminação ocorre através da ingestão de alimentos contaminados por esta bactéria, alimentos que já foram contaminados no solo ou durante o seu manuseio.
Alimentos envolvidos: vegetais, cereais, condimentos, carne bovina, suína e de frango, laticínios, sorvetes,pudins, carne cozida, sopas, pratos à base de vegetais e arroz cozido
Quadro clínico: o período de incubação é de 6 á 24 horas mas em alguns casos as toxinas da bactéria pode ser fatal. Os 2 sintomas são, vômitos e diarreias. Quem consumir esses alimentos contaminados poderá apresentar quase que de imediato vômito frequente, e quem só apresentar sintomas a partir de 6 horas (em média) após aingestão, normalmente terá mais diarréias que vômitos.
Prevalência: A doença causada por esta bactéria prevale mais no estado de São Paulo do que em outros estados.
Estudo de caso: Contaminação ambiental por Bacillus cereus em unidade de alimentação e nutrição

RESUMO
Este trabalho foi realizado em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de uma universidade pública, em Viçosa, MG, tendo comoobjetivo contribuir para a avaliação de riscos a que se expõem os usuários de cozinhas institucionais semelhantes, por meio da avaliação do potencial que superfícies de bancadas de aço inox representam como fontes de contaminação dos alimentos por Bacillus cereus. A presença do microorganismo em superfícies de 24 bancadas que eventualmente entram em contato com alimentos crus e cozidos foi analisadaem duas ocasiões distintas, por meio da técnica do swab e semeadura em placas contendo meio MYP. A presença do microorganismo não foi detectada em 73% das amostras. Entre aquelas a partir das quais o patógeno foi recuperado, foram observadas contagens de até 60 UFC/cm2, valor registrado no setor de prépreparo de vegetais. A simples presença do patógeno reforça a necessidade de higienizaçãoadequada, especialmente em locais onde a contaminação pode atingir alimentos prontos para consumo, de forma a prevenir a ocorrência de surtos de doenças de origem alimentar devidas a esse microorganismo.
Termos de indexação: Bacillus cereus, contaminação bacteriana, higiene, microbiologia de alimentos, alimentação institucional.
INTRODUÇÃO
Alimentos preparados em Unidades de Alimentação e Nutrição(UAN) têm sido freqüentemente envolvidos em surtos de intoxicação e infecção alimentar1. Registros epidemiológicos revelam que a maioria dos surtos de doenças de origem alimentar diagnosticados é atribuída a patógenos veiculados por alimentos preparados nesses locais2. Ainda que o número de surtos registrados seja subestimado, sua relevância é reconhecida. Tais surtos originam-se da contaminação dealimentos por uma vasta gama de microorganismos, dentre os quais Bacillus cereus, uma bactéria Gram-positiva, anaeróbia facultativa, em forma de bastonete, formadora de esporos, que apresenta motilidade3,4 que tem sido reconhecida como agente etiológico de doenças de origem alimentar há mais de 40 anos5. Em se tratando desse microorganismo em particular, os relatos de doenças de origem alimentarque lhe são atribuídos são escassos, com muitas ocorrências não suspeitas ou não confirmadas6.
Este microorganismo tem o solo como o seu reservatório natural. Entretanto, devido à resistência de seus esporos, a bactéria pode ser isolada de uma grande variedade de pontos, estando amplamente distribuída na natureza5,7. Por esta razão, contamina facilmente alimentos como vegetais, cereais,condimentos, carne bovina, suína e de frango, laticínios, sorvetes, pudins, carne cozida, sopas, pratos à base de vegetais e arroz cozido3. A contaminação de alimentos por B. cereus constitui não somente uma importante causa de deterioração, mas também está associada com a ocorrência de dois tipos de síndrome, devidos à ingestão de alimentos contaminados com cepas patogênicas produtoras de toxinas, uma...
tracking img