Raiva (hidrofobia)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Raiva
Histórico
* Desde a Antiguidade a raiva era temida em razão da sua forma de transmissão, ao quadro clínico e sua evolução. Acreditavam os antigos que era causada por motivos sobrenaturais,pois cães e lobos pareciam estar possuídos por entidades malignas. É a doença de registro mais antigo.
* Entre os egípcios era comum a crença de que havia a interferência maligna daestrela Sirius(da constelação de Cão Maior)sobre os cachorros, alterando-lhes o comportamento.
* Autores gregos e romanos estudaram o mal, entre os séculos IV e I a.C., tais como Demócrito, CorneliusCelsus e Galeno, recomendando práticas como a sucção, cauterização por meio de substâncias cáusticas e/ou ferro em brasa e também a excisão cirúrgica dos ferimentos. E estas práticas primitivas permaneceram pormuito tempo.


Gravura Medieval de cão rábico e Gravura de Celsius, inventor dos métodos de cauterização









A descoberta da vacina
* Em 1880 VictorGaltier, da Escola de Medicina Veterinária de Lyon (a primeira do mundo), descrevera a evolução da doença nos cães.
* Em dezembro do mesmo ano Pasteur voltou sua atenção para o problema. Auxiliadopor cientistas, em 1881, através de experiências com coelhos, consegue isolar o vírus e torná-lo mais “estável”. E podia então ser reproduzido em laboratório, de modo a se produzir uma vacina. Curandovárias pessoas.







Pasteur, descobridor da vacina e rompeu com os métodos (cauterização)d e Celsius
Doença causada por vírus
* O agente etiológico da raiva foiinicialmente identificado por Adelchi Negri, em 1903 que, por visualizar os corpúsculos virais presentes nas amostras, tomou-os por parasitas protozoários. Alguns meses mais tarde é que Paul Remlinger(1871–1964),demonstrou a filtrabilidade do agente, identificando-o como um vírus.




Obs:
Corpúsculo:
Termo usado em anatomia para designar uma parte do organismo, de dimensões muito...
tracking img