Unisul - estudos socioculturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |


Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Ciências Econômicas
Professor: Valdir Luiz Schwengber
Nome do aluno: Clóvis Leandro Lemes da Silva
Data: 26/02/13Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


1. Observe a charge abaixo:
[pic]
Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2012.Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4 pontos)

ÉTICA

Diariamente, ao assistirmos televisão em nossas humildes residências, após um dia de muito trabalho, nos deparamos com uma enxurrada de informações vergonhosasvindas de Brasília. Logo Brasília, a Capital Nacional de onde deveriam originar-se os bons exemplos e as boas condutas de nosso País, pois é lá que estão os nossos indicados, aqueles que deveriam materializar nossas ambições.
Os valores morais e a conduta humana, outrora tão exaltados em nossa sociedade perderam-se ao longo do tempo nas esquinas e nos rios de dinheiro no qual navegam nossosgovernantes. Há uma carência de justiça social e o povo atualmente está assistindo a tudo isso inerte, muitas vezes na expectativa de que algo vá mudar, de que alguém vai fazer um truque ou uma mágica da noite para o dia a fim de nortear novamente a mente de nossos governantes. Infelizmente, para nossa tristeza, o pensamento de nossos governantes está mais ligado ao bolso deles do que as nossasnecessidades.






CORRUPÇÃO

A corrupção tem permeado as diversas esferas da sociedade nos dias atuais. Um recente exemplo disso é o conhecido e popularizado esquema por meio do qual o voto de parlamentares era comprado, o Mensalão. Assistimos a tudo isso envergonhados, assistimos a tudo isso de nossas residências ficando somente na expectativa de que alguém vai nos socorrer. Em meio aesses acontecimentos de corrupção, a população brasileira nada mais faz do que aguardar que seja feita a justiça e que a punição dos que praticaram esses atos ilícitos realmente aconteça. Punição? Que país é esse onde um condenado do Mensalão assume um cargo público e ainda por cima, leva consigo durante sua posse, a nossa constituição. Realmente, estamos indo para outra direção, não a certa para asociedade, a certa para aqueles que roubam, que mentem, que fazem e acontecem. Alguns dizem que nada viram, outros, que viram tudo. Falta-nos algo, falta-nos justiça!





2. Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para a Sociologiacontemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes (CASAGRANDE; AMORIM). Osefeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, para a maioria...
tracking img