Trabalho escravo

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Direito 2 fase
Professor:
Nome do estudante: Fernanda Tramontin Siegel
Data: 15 de agosto 2014


1. Após mais de 125 anos da abolição da escravatura, há muitos brasileiros que sofrem ainda com o trabalho forçado, porém de umaforma diferente, mais “moderna”. Todos os anos a milhares de pessoas libertadas de trabalhos forçados.
Os trabalhadores resgatados de empresas como Marisa, Pernambucanas, C&A, Zara, entre outras, relataram ao site repórter Brasil e a outros jornalistas as situações que eles eram expostos todos os dias, como: ameaças de morte, castigo físicos, dívidas por terem saído de sua terra até o Brasil (como ocaso de muitos bolivianos), alojamentos precários, banheiros imundos, falta de proteção no meio de trabalho, e diversas outras condições que eram expostos com frequência. Além de passarem por tudo isso a jornada de trabalho é extremamente pesada, chegando há trabalhar 16 horas por dia.
Há muito tempo o trabalho escravo é a forma mais grave de exploração, e isso não esta relacionado apenas com osprincípios e direitos fundamentais do trabalho, afronta também os mais elementares direitos humanos, como a vida, a liberdade e a dignidade do trabalhador.
Karl Marx foi um grande defensor do trabalho escravo, ele falava sobrea à teoria da exploração, qualquer lucro excedente que não seja convertida em salário, se torna um trabalho excedente, representando o ganho extra ao patrão de um escravo.O que possibilita a um capitalista obter uma renda superior ao salario que ele dá ao seu funcionário é fazer com que o empregado acabe se tornando um escravo, trabalhando mais do que é permitindo e retirando o lucro extra para o dono.
Os empregados se submetem a isso, por terem medo dos patrões, e para não ficarem sem o salário, que por mais que seja pouco é o que eles têm para viver.
Parautilizar um dos exemplos fornecidos pelo próprio Marx, um trabalhador é capaz de produzir em 6 horas todos os alimentos e todas as necessidades de que ele precisa para ser capaz de trabalhar 12 horas.  Estas 6 horas — ou qualquer que seja o número de horas necessárias para o trabalhador produzir essas suas necessidades — são rotuladas por Marx de "tempo de trabalho necessário".  Já as horas que otrabalhador trabalha além do tempo de trabalho necessário são rotuladas por Marx de "tempo de trabalho excedente." (REISMAN George – A teoria marxista de exploração 10/04/10. AMORIM, Tade-Ane, DAMACENO, Claudio, DIENE, Elvis, PACHECO, Leandro. Estudos Socioculturais. – Palhoça : UnisulVirtual, 2013)
2- Juliam Assange é considerado um difícil dilema diplomático e legal para o Reino Unido, e que podedemorar muito tempo ainda para se resolver. O problema é em como efetuar a detenção e entregar o “hacker” para a Suécia sem violar as leis internacionais e sem causar nenhum conflito diplomático grave.
O criador do WikiLeaks após ter sua prisão preventiva decretada pelo EUA, foi acusado de estupro e assédio sexual contra duas jovens na Suécia, sendo morador na Grã- Bretanha, com isso teve suasolicitação pela justiça sueca. Após uma serie de detenções e audiência, Juliam obteve sua liberdade, porém antes de ele ser enviado a Estocolmo, decidiu pedir refúgio na embaixada do Equador em Londres. Equador aceitou o seu pedido, porém os outros países ameaçavam invadir a embaixada e leva-lo de volta a Suécia.
Com os artigos selecionados da Declaração dos Direitos humanos promulgada pelo ONU,podemos entender a situação um pouco melhor. No artigo XI defende o fato de que ele é considerado inocente até que seu julgamento em público seja realmente efetivado, pois ele afirma ser inocente até então a decisão final ele tem esse direito.
No artigo XIV relata que todo o homem que é vitima de perseguição tem o direito de procurar asilo em outros países. Também de acordo com a convenção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho escravo
  • Trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • Trabalho Escravo
  • trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • Trabalho Escravo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!