Bacillus cereus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Mesmo quando protesto contra o fabrico em linha de produção da nossa comida, da nossa língua, e por vezes das nossas almas, não esqueço que eram raros os lares em que se cozia, nos velhos tempos, bom pão. Os cozinhados da minha mãe eram, salvo exceção, pobres, o bom leite não pasteurizado era tocado por moscas e pedaços de estrume a formigar de bactérias; os velhos tempos saudáveis eramsalpicados por dores, mortes súbitas provocadas por causas desconhecidas; a doce fala que eu choro era o fruto da iliteracia e da ignorância. Mas faz parte da natureza humana, à medida que envelhece, lançar uma pequena ponte no tempo, protestar contra a mudança, em particular contra a mudança para melhor.”
JOHN STEINBECK (1902 – 1968), Travels with Charley: In search of America (1962)

Disciplina:Nutrição e Higiene Alimentar
Docente: João Villa de Brito
Trabalho elaborado por:
Susana Tomé, 6776
DGH- A diurno
1ºAno

Introdução

No âmbito da disciplina de Nutrição e Higiene Alimentar, lecionada pelo Docente João Villa de Brito, foi-me pedida a realização de um trabalho escrito cujo principal tema é a bactéria denominada de Bacillus Cereus.
Escolhi este depois de ter verificado quaisas bactérias que afetam os alimentos que consumo frequentemente. Assim, como gosto muito de arroz e esta bactéria entra-se maioritariamente neste alimento, elegi este tema.
No início deste trabalho irei apresentar a bactéria em estudo. Seguidamente tratarei dos dois tipos de síndromas relacionados com esta bactéria, os quais são: Síndroma emética e síndroma diarreica. Posteriormente serãoapresentadas várias formas de prevenção de infeção e finalmente apresentarei pequenas curiosidades sobre esta bactéria.
Como modo de explicitar melhor o que ocorre com o arroz quando este este fica vários dias à temperatura ambiente, realizarei uma pequena experiência que explicitará as alterações verificadas neste, devido às várias bactérias que se vão desenvolvendo.
As bactérias são o exemplo maisantigo de vida no planeta. Estas são constituídas por um vasto conjunto de organismos unicelulares e microscópicos. Estas facilmente obtêm energia e os nutrientes que necessitam para a sua sobrevivência. Existem em quase todos os ambientes, como por exemplo: ar, solo, água, rochas e madeiras.
As bactérias são classificadas em função de determinados critérios, dos quais se destaca a sua forma. Podemser classificadas como cocci, caso apresentem a forma de uma esfera; bacili, se forem parecidas com um bastão; e ainda por vibrio ou spirochetes caso tenham o formato de espirais.

Bacillus Cereus

Na primeira metade do século passado, foram feitas algumas referências a esta bactéria, contudo, só a partir da segunda metade do século XX é que foram realizadas algumas descrições dasintoxicações por Bacillus Cereus. Os quatro primeiros episódios registados, ocorreram em três hospitais e numa casa de convalescença na cidade de Oslo, tiveram cerca de 600 toxinfecções. O alimento responsável foi um molho de baunilha contaminado devido à má refrigeração. Atualmente, os registos de toxinfecções provocadas por esta bactéria já são verificáveis em todo o mundo, sendo uma das bactérias que maisinfeções provoca.
Esta bactéria é comummente encontrada em alimentos ricos em amido como o arroz ou o sagu (fécula extraída de varias espécies de palmeiras e bastante apreciada no Extremo Oriente) e daí receber a denominação de “bactéria do arroz”. Todavia, também se encontra em alimentos como a carne, os produtos lácteos, peixe e vegetais.

[ 1 ] – Arroz [ 2 ] - Sagu
Esta bactéria écaracterizada por ser Gram-positiva, em forma de bacilo, que forma endósporos e aeróbica facultativa. O B. Cereus é mesófilo, ou seja, a sua temperatura ideal de crescimento situa-se entre o 28ºC e os 35ºC e é capaz de se adaptar com facilidade a uma vasta variedade de condições.
Desenvolve-se em alimentos com um Aw de 0,95, ou seja, em alimentos cujo conteúdo de água disponível no alimento é...
tracking img