Autismo e sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Adolescente

Ser adolescente é viver profundas transformações em todas as suas dimensões (tudo ao mesmo tempo, o agora). Ocorrem mudanças no seu corpo e acredita-se que essas mudanças corporais, a nível físico, são relativamente universais, com algumas variações, um exemplo disso é a menstruação nas meninas, pois não se conhece cultura em que esse fato não ocorra, contudo podem-sevariar as datas, mas nunca deixar de acontecer; em suas relações; sua sexualidade; sua força; seus desejos; sua capacidade própria para compreender e explicar o mundo e as suas coisas; suas emoções e sentimentos. Buscar compreender a adolescência é portanto, procurar entender a descoberta e o desafio da construção de um caminho já trilhado por vários autores, sendo este também um desafio para oseducadores e para os estudantes, principalmente os do curso de psicologia.
Nesse sentido com foco na construção da singularidade do adolescente, temos a preciosa contribuição de Kanner (1997), “A construção da identidade do adolescente é contraditoriamente uma identidade individual e uma identidade coletiva. O adolescente precisa do grupo, precisa do adulto, precisa de referência; mas eleprecisa diferenciar-se, construir sua própria identidade. Tornar-se adolescente é viver cercado por profundos conflitos. Novos e diferentes ritmos, tempos, espaços, presença na sociedade e na cultura, então concluímos que de fato a adolescência é sem dúvidas, um dos estágios mais difíceis pelo qual passa o ser humano. Essa etapa da vida não e nada mais que a fase ou um período de transição eamadurecimento pra vida adulta. É uma fase delicada onde no individuo freqüentemente surgem, interrogações, frustrações e situações embaraçosas”.
Ainda segundo kanner (1997), é muito difícil assinalar o limite entre o normal e o patológico na adolescência, e considera, na realidade, toda comoção deste período da vida como normal, evidenciando também, que seria anormal a presença de um equilíbrioestável durante o processo adolescente. O referido autor acreditava que durante a adolescência deve ocorrer uma integração de todos os elementos de identidade convergentes e uma resolução de conflito. Se este é um período difícil quando encaramos o adolescente dito “normal”, o processo de construção de identidade e de confronto com o mundo, bem como os desdobramentos do processo da sexualidade eos manejos necessários para a adaptação neste período de vida, complica-se ainda mais quando entramos no mundo do adolescente autista.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento, sendo principalmente de caráter biológico. São vastos os campos que nos trazem as causas do autismo, como exemplo, a neurobiologia, neuroanatomia e neurofisiologia; da psicologia cognitiva e a psicologia dodesenvolvimento; etc. Psiquiatras categorizam o autismo como Transtorno Invasivo do desenvolvimento, baseando-se nos sistemas de classificação DSM-IV-R (2002). O transtorno autista apresenta-se desde os primeiros meses de vida, tendo como características: retardamento, dificuldades de comunicação e habilidade social.
O indivíduo autista tem comportamentos estereotipados, repetitivos eritualísticos. Os transtornos perceptivos e sensoriais motores são mais perceptíveis em crianças e os comportamentos agressivos e autolesivos também podem caracterizar o quadro do autismo.
Até o presente momento, não há oficialmente exames de sangue ou de cromossomos para o autismo, entretanto, pesquisas neste sentido tem avançado, sobretudo no ano passado. O diagnóstico é comportamental e feitocom base nos três eixos: interação social, comunicação e imaginação, e na presença de um repertório restrito de interesses. (Almeida, 1987).

Sexualidade e Autismo

Segundo Aberastury (2000), o conceito de sexualidade encerra em si aspectos biológicos, socioculturais e psicológicos.
Dentre outras dificuldades, o autista traz consigo um outro problema a ser enfrentado, que...
tracking img