Udp – user datagram protocol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UDP – User Datagram Protocol

Emerson Raniere
E-mail: conta_dm@hotmail.com

Resumo: Este documento mostra as características de um dos protocolos da Camada de Transporte: o UDP (User Datagram Protocol), apresentando também, suas vantagens e desvantagens. Por ser não orientado à conexão, ou seja, sem confiabilidade, é altamente recomendável para conexões que priorizam a velocidade. Ao finaldeste artigo compreende-se que apesar de não ser considerado o melhor para conexões que necessitam de alguma segurança, o UDP pode ser um grande aliado aos interessados em agilidade na transmissão de informação.

Palavras-chave: UDP. Protocolo. Velocidade.

Abstract: This document shows the characteristics of Protocols of Transport Layer: UDP(User Datagram Protocol) also presenting theiradvantages and disadvantages. Because it is not connection-oriented, ie, withoutreliability, it is highly recommended for connections that emphasize speed.At the end of the article it is understood that although not considered the best for connections that need some security, UDP can be a great ally for those interested inagility in the transmission of information.

Key-words:UDP.Protocol.Speed.

1.Introdução

Conforme Torres (2009), o UDP (User Datagram Protocol) não é um protocolo de transporte de conexão confiável, ou seja, não é recomendável usá-lo na necessidade de transmissão de documentos importantes., pois, não há a verificação dos pacotes, se chegaram intactos, em ordem ou se foram perdidos antes de atingir o seu destino.
Segundo Comer (1998), no UDP não há algo que indiqueque os pacotes foram bem recebidos, não põe em ordem as mensagens que chegam e não manipula a velocidade com que os dados são transmitidos. Enfim, ou haverá perda de pacotes, ou serão duplicados ou chegarão ao destino com falhas.
Apesar das características apresentadas serem consideradas negativas em relação ao UDP, ele apresenta um ponto positivo: agilidade. Isso é óbvio, pois o tamanho depacotes UDP comparado com o de TCP (Transmission Control Protocol), é “bem menor”, e o protocolo que estudaremos não confirma o recebimento desses pacotes, acelerando a transmissão. O UDP não tem de esperar uma resposta para poder enviar o próximo datagrama (TORRES, 2009).

2. Características

2.1 Datagrama

Segundo Comer (1998), um datagrama é uma mensagem UDP, constituindo-se de duas partes:cabeçalho e área de dados UDP. A Figura 1 mostra como é o cabeçalho:

Porta de Origem UDP | Porta de Destino UDP |
Comprimento de Mensagem UDP | Soma de verificação UDP |
Dados |
... |
Figura 1 - Fonte: Figura 12.1 O formato dos campos em um datagrama UDP. Pag. 202, Comer (1998).

O campo Porta de Origem reconhece a aplicação para onde serão enviados os pacotes recebidos. Se não existiresse campo, ele será zerado. (Comer,1998). Na Porta de Destino há o endereço para onde as mensagens devem ser enviadas. (Postel, 1980).
Em relação ao tamanho, existe o Comprimento de mensagem UDP, que mostra quantos bytes há no cabeçalho e na “área de dados” do UDP (Torres, 2009).
2.1.1 Detecção de Erros

É através do campo Soma de verificação ou Checksum, que se identifica se um pacotefoi bem recebido ou não.
Segundo Casad e Willsey (1999), como se trata do UDP, a soma de verificação, geralmente realizada por meio de números binários, será feita através dos seguintes fatores: um pseudocabeçalho, o cabeçalho UDP e os dados UDP, além de incluir a possibilidade de preencher com octetos zero, como forma de se obter um “tamanho par de octetos”.
O cabeçalho UDP e os dados UDPutilizados são aqueles vistos anteriormente. Já o uso de um pseudocabeçalho se deve ao fato de não existir no cabeçalho UDP os “endereços IP de origem ou destino” e serem encontrados no pseudocabeçalho (“sequência de valores extraídos do cabeçalho IP”). Com o endereço IP do destino, o receptor pode indentificar algum problema com um datagrama, se ele foi entregue corretamente.
“As somas de...
tracking img